Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Pela preservação do riquíssimo acervo de nossa memória histórica

Por reiteradas vezes tenho ocupado esta tribuna para cobrar providências diante dos graves riscos que cercam o centenário Arquivo Público do Estado do Pará, instituição vital para a preservação da memória do povo paraense.

Como é de conhecimento desta Casa, um curto-circuito na antiga fiação elétrica já provocou princípio de incêndio no imóvel, que também sofre com muitas infiltrações. Apesar das denúncias, nenhuma providência foi tomada pelo governo do Pará. O abandono do prédio é motivo de preocupação, pois representa ameaça à conservação de documentos históricos e do edifício secular – que é tombado pelo Patrimônio Histórico – e também representa ameaça à vida de servidores e pesquisadores que frequentam o local.

Minha insistência se justifica no risco iminente de perdermos o riquíssimo acervo de nossa memória histórica. O prédio está em péssimas condições de conservação, incluindo as instalações elétricas e sanitárias e visíveis problemas estruturais. Nos últimos meses, a situação só tem piorado, segundo a Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado do pará (ARQPEP) (ARQPEP).

Aprovamos no Orçamento de 2013, emenda do deputado Alfredo Costa que destina recursos para obras imprescindíveis e urgentes no Arquivo Público. Mas, infelizmente, até este momento, o governo do Estado, através da Secult (Secretaria de Estado de Segurança Pública), tem demonstrado pouco interesse por esse bem tão importante para a produção de um futuro digno ao povo do Pará.

Tendo em vista a gravidade da situação, anuncio que logo após o término desta sessão ordinária, uma comissão de parlamentares estará se dirigindo até à sede do Arquivo Público, no centro histórico da capital, para atestar in loco o quadro de abandono que infelizmente ali se registra, na perspectiva de se encontrar soluções imediatas que impeçam a ocorrência de perdas irreparáveis para a cultura de nosso estado. Já confirmaram presença além de mim, os deputados Alfredo Costa, Augusto Pantoja, Edilson Moura e a deputada Nilma Lima, presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Alepa. Aproveito para reiterar o convite a todos e a todas que se sensibilizem diante desta justa causa.

Obrigado.

Palácio da Cabanagem, 10 de abril de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL

Leia também