edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Pesar pela perda de Vicente Salles

O Brasil perdeu um dos seus mais ilustres filhos, na semana passada. O intelectual paraense Vicente Salles, faleceu na madrugada da última quinta-feira, sete de março, na cidade do Rio de Janeiro aos 81 anos de idade, de parada cardiorrespiratória, após passar oito dias internado por conta de uma anemia profunda e uma pequena hemorragia.

Natural do município de Igarapé-açu Salles foi pesquisador, professor, poeta, musicólogo, folclorista e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele foi autor de 25 livros livros, incluindo temas políticos, como as biografias de importantes figuras da políticas paraense, como Magalhães Barata e Antônio Lemos, e clássicos, como “O Negro no Pará sob o Regime da Escravidão”.

Eu fui amigo pessoal e grande admirador de Vicente Salles, que conciliava extrema humildade com singular genialidade. Durante o Governo do Povo, coordenado por mim (de 1997 a 2004), Vicente Salles deu grande contribuição, realizando palestras, participando de equipe de jurados em concursos literários sobre a Cabanagem e foi grande inspirador do projeto político-pedagógico Escola Cabana, desenvolvido por esse governo. Ele teve parte da sua contribuição teórica publicada pela Prefeitura de Belém, especialmente sobre a História da Cabanagem e do Negro. E também foi homenageado dando nome ao salão de multiuso do Memorial dos Povos, localizado na Av. José Malcher. Vicente Salles deixou obras inéditas que, eu, enquanto parlamentar, e com a ajuda deste Poder, poderemos colaborar para que sejam publicadas, como é o caso de rica pesquisa sobre o Lundu.

Em razão disto, REQUEIRO, nos termos do Art. 187 do Regimento Interno, que esta Casa formalize votos de pesar pelo falecimento do intelectual paraense Vicente Salles. Que os votos de pesar sejam encaminhados à família de Vicente Salles, através de sua viúva, Marena Salles.

Palácio Cabanagem, 12 de março de 2013.

Edmilson Brito Rodrigues
Deputado Estadual
Líder PSOL