edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Pesar pelo falecimento de Jacob Gorender

O Brasil perdeu ontem, 11, um de seus mais valorosos filhos. Protagonista de uma das trajetórias mais singulares da história recente, o intelectual autodidata, dirigente comunista, preso político e veterano da 2ª Guerra Mundial JACOB GORENDER morreu aos 90 anos, em São Paulo.

Foi autor de “O Escravismo Colonial”, de 1978 e de “Combate nas Trevas”, de 1987, sua obra mais conhecida, um clássico sobre a história da esquerda durante da ditadura militar.
Gorender nasceu em Salvador em 20 de janeiro de 1923, filho de imigrantes judeus russos. Em 1941 entrou para a Faculdade de Direito de Salvador, época em que se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Ele interrompeu os estudos em 1943 quando, aos 20 anos, se alistou na Força Expedicionária Brasileira. Lutou na Europa em batalhas como a de Monte Castelo, na Itália.

Finda a guerra, mudou-se para o Rio, onde trabalhou em jornais de esquerda e, em 1953, para São Paulo. Dois anos depois, embarcou para Moscou, onde permaneceu até meados dessa década.
Após o Golpe de 64 o PCB ingressou em profunda crise. Gorender foi expulso do partido em 1967. No ano seguinte criou o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), junto com Apolônio de Carvalho e Mário Alves.

Gorender acabou preso em São Paulo, em 1970. Por não ter participado de nenhuma ação armada, foi condenado a dois anos, mas não se livrou de ser torturado várias vezes.

Nesse sentido, nos termos regimentais, REQUEIRO que esta casa formule votos de pesar pelo falecimento de JACOB GORENDER, historiador e militante comunista brasileiro, com vasta contribuição ao desenvolvimento das Ciências Sociais e exemplo de compromisso com a luta por um futuro digno e feliz para toda a humanidade.

Solicito que seja dado conhecimento do teor integral deste REQUERIMENTO aos familiares de JACOB GORENDER e à Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Palácio da Cabanagem, 12 de junho de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL