edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Por informações da Vale sobre as notícias de demissão em massa

Sob a alegação de prejuízos causados pela queda das commodities no mercado internacional, a mineradora Vale poderá em breve demitir três mil funcionários nos vários estados em que atua, com destaque a Minas Gerais, Espírito Santo e, principalmente, o Pará. Foi o que este deputado ficou sabendo de uma fonte bem posicionada e que goza de credibilidade.

Confirmada esta notícia estaremos diante de uma situação inaceitável, de uma empresa que enriquece às custas da contínua exploração das riquezas naturais de propriedade do nosso povo. Nada mais justo que essa riqueza retorne à sociedade, minimamente, por meio da garantia de empregos, que incrementem a economia local.

A redução de 2/3 da Taxa Mineral, concedida à Vale pelo Governo do Estado, inclusive, sem ouvir a Assembleia Legislativa do Pará, amplifica a necessidade dessa mineradora manter uma pauta mínima de obrigações sociais com o Pará.

Em razão do exposto, e nos termos regimentais, apresento REQUERIMENTO para que a Vale preste informações à Assembleia Legislativa do Pará sobre as notícias de demissão em massa na empresa, atingindo trabalhadores das plantas da empresa em solo paraense.

Palácio da Cabanagem, 17 de abril de 2013.

Edmilson Brito Rodrigues
Líder do PSOL