edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Por informações do Detran sobre as graves denúncias de desvio de recursos para o Santa Cruz

O Pará está diante de mais um escândalo que indica a possibilidade de mais um assalto aos cofres públicos. O Jornal Diário do Pará publicou, na edição do último domingo, 21, indícios de um esquema de desvio de recursos públicos da folha de pagamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o segundo maior órgão arrecadador do Estado, para beneficiar o time de futebol da Associação Atlética Santa Cruz, da localidade de Cuiarana, no interior de Salinópolis. Coincidência ou não, o presidente de honra do time seria o senador Mário Couto (PSDB-PA), o mesmo que, como é de conhecimento público, comanda o Detran com o completo aval do seu colega de partido, o governador Simão Jatene.

Vale a pena lembrar que, em 2011, quando cobrei a apuração do mega esquema de corrupção que prevaleceu por anos nesta Assembleia Legislativa, inclusive, no período em que Couto presidiu esta Casa, um dos envolvidos era o ex-diretor Sergio Duboc. Ele era pessoa de extrema confiança deste senador. Duboc foi colocado pelo líder tucano no comando do Detran e, dentro do gabinete de presidente daquele órgão, foi flagrado com processos licitatórios fraudulentos da Assembleia, durante operação de busca e apreensão do Ministério Público do Estado com apoio policial. De acordo com a matéria, mesmo com a vergonhosa saída de Duboc do cargo, Couto manteve o controle sobre o órgão, indicando o sucessor, Walter Wanderley de Paula Pena, cuja chefe de gabinete seria sobrinha da esposa de Duboc.

A matéria denuncia que o desvio ajudou a tornar “um clube inexpressivo do interior paraense, numa agremiação de primeiro mundo, com estrutura de deixar no chinelo até mesmo clubes tradicionais, como Remo e Paysandu. Especula-se que, por baixo, a folha de pagamento do clube chegue a R$ 400 mil por mês. Dirigentes esportivos sempre quiseram saber como se dá o milagre da multiplicação do dinheiro no Santa Cruz”. De acordo com o Diário, há pouco mais de três anos, Mário Couto resolveu levantar o pequeno clube de Salinas. O jornal revela que os altos salários dos jogadores, alguns que recusaram convites de grandes clubes, seriam pagos por meio de um esquema ilegal, no qual as esposas desses jogadores foram inclusas na folha do Ciretran (Circunscrição Regional do Detran) de Salinópolis com altos salários, sem que precisassem trabalhar, algumas até residindo fora do Pará e recebendo salário por meio de procuração. Janekelly , esposa do lateral-esquerdo Rayro,do Santa Cruz e ex-Águia de Marabá; Elizabeth de Souza Cordovil, esposa do jogador Mael, ex-Paysandu; Luíza Barros, esposa do jogador Thiago Souza; e Thiana da Silva, esposa do jogador Thiago Floriano, são citadas pela reportagem como integrantes do esquema.

A reportagem afirma que os próprios jogadores se sentem desconfortáveis com a situação, pois recebem depósitos bancários de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, sem que haja qualquer explicação. O Diário revela que o pequeno Santa Cruz cresceu graças ao desvio de finalidade de recursos do erário: “O patrono tucano de Cuiarana montou um verdadeiro time de estrelas para a disputa do Parazão 2013, trazendo jogadores que atuaram em clubes de primeira linha do futebol brasileiro, como Waldir Papel (ex-Ceará e ex-Guarani, que foi cobiçado pelo Remo e Paysandu) e Fumagalli (atacante do Guarani de Campinas), que abandonou o clube no meio do campeonato por uma proposta irrecusável do Santa Cruz.” Além deles, o atacante Ratinho preteriu o Remo e Paysandu pelo Santa Cruz; o meia Flamel; e o zagueiro Léo Fortunato, que jogou em Portugal e veio do Cruzeiro com status de Seleção Brasileira.

Ora, as denúncias são extremamente graves! É necessário avaliar essa situação a fundo, a fim de verificar se realmente o Santa Cruz tem sido sustentado com recursos públicos. E uma denúncia muito séria, que necessita ser explicada.

Em razão disso, nos termos regimentais, e em respeito à população do Pará, REQUEIRO INFORMAÇÕES ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) acerca das graves denúncias de desvio de recursos públicos desta autarquia para o time de futebol da Associação Atlética Santa Cruz, da localidade de Cuiarana, no interior de Salinópolis, nos termos da matéria publicada pelo jornal Diário do Pará, edição de 21 de abril do corrente.

REQUEIRO, ainda, que o inteiro teor desta propositura seja imediatamente transmitido ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Pará.

Palácio Cabanagem, 23 de Abril de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL