edmilsonPSOL

Cópia de image00034

PSOL lança Edmilson pré-candidato a prefeito de Belém

Edmilson Rodrigues pre candidato PSOL Belem Prefeitura (2)

Cerca de 1.500 pessoas lotaram o auditório do hotel Sagres no lançamento da pré-candidatura de Edmilson Rodrigues (PSOL) a prefeito de Belém, na noite da segunda-feira, 29/02. O evento foi marcado pela diversidade dos apoiadores do psolista: representantes de associações de moradores, movimentos sociais diversos, como juventude e LGBT, líderes de diferentes religiões, sindicalistas, intelectuais, artistas, professores, jornalistas e advogados, entre outros profissionais.

Dirigentes do PCdoB, PV, Rede, PSTU e PPL, além do Raiz, novo partido ainda em organização, também confirmaram a simpatia pelo retorno de Edmilson ao Palácio Antônio Lemos. “Há muito tempo venho recebendo pedidos de pessoas nas ruas para que eu venha candidato, pois a cidade está abandonada. Decidi aceitar o desafio. Tenho a honra de merecer a confiança. Vamos tornar Belém uma cidade mais justa, com distribuição de renda, mais emprego combate à pobreza e à miséria. Quero fazer um programa de governo com a participação popular. Vou dialogar com o povo que sofre, e também com os profissionais que queiram contribuir. Todo mundo está sendo chamado”, disse Edmilson.

Edmilson foi recebido com festa pelos militantes e demais apoiadores. A apresentação do pré-candidato ocorreu ao som da música “Nunca Pare de Sonhar”, de Gonzaguinha, interpretada pela cantora paraense Natália Matos.”A riqueza deste momento é a união dos que não abrem mão de uma cidade movida pelo amor, fraternidade e a busca pela justiça social”, comemorou o pré-candidato.

Edmilson Rodrigues pre candidato PSOL Belem Prefeitura (3)

Partidos – “Estamos reacendendo a esperança de um governo honesto, inclusivo de participação população que olha para o povo e que trabalhe pela maioria”, destacou o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo. Já a presidente do diretório municipal do partido, Araceli Lemos, conclamou a militância da legenda e de outros partidos, além de pessoas sem partido a somarem com a campanha de Edmilson, na busca de votos e na realização de uma campanha limpa e de combate à corrupção.

Edmilson Rodrigues pre candidato PSOL Belem Prefeito

 

O presidente do PV, Zé Carlos Lima, pregou a união dos partidos de esquerda pelo fortalecimento da candidatura de Edmilson. “Você foi o prefeito da inclusão social. Você é o prefeito que vai inverter as prioridades, levando à apropriação da cidade pelos que fazem parte da cidade”, defendeu o dirigente do Raiz, Fidélis Paixão, lembrando o período em que Edmilson foi prefeito de Belém. “A educação, a saúde e a segurança foram sucateadas nos oito anos de governo Duciomar e quatro de Zenaldo. É preciso que as forças progressistas voltem à prefeitura”, ressaltou o presidente municipal do PCdoB, Haroldo Carneiro. “Vivemos num mar de lama. É necessário enfrentar os que atacam os direitos dos trabalhadores”, destacou o vereador Cléber Rabelo, presidente estadual do PSTU. “Mais da metade da população está no mercado informal. Que o povo de Belém volte ao poder para que possamos ter uma cidade do povo”, completou Leny Campelo, presidente estadual do PPL.

Também compareceram os vereadores do PSOL, Marinor Brito, Fernando Carneiro e Doutor Chiquinho, o deputado estadual do Amapá, Paulo Lemos (PSOL), o ex-senador José Nery (PSOL), além do vice-prefeito de São Miguel do Guamá, Carlos Vaz. As convenções partidárias, quando as alianças e candidaturas para prefeito, vice e vereadores serão confirmadas, ocorrerão até o dia 5 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Edmilson Rodrigues pre candidato PSOL Belem Prefeitura (1)

Currículo – Edmilson é arquiteto formado pela UFPA e professor concursado do Estado e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Fez Mestrado em Desenvolvimento Urbano e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente com mandato de deputado federal, foi votado em Belém na eleição de 2014 e, no primeiro ano de mandato, em 2015, foi eleito o 5o melhor deputado do Brasil pela publicação especializada Congresso em Foco. Ainda, ele foi deputado estadual por três mandatos, eleito nos anos de 986, 1990 e 2010, sendo sido, neste último, o mais votado da história da Assembleia Legislativa do Pará com 180 mil votos.

Mas foi nos dois mandatos consecutivos de prefeito de Belém, entre os anos de 1997 e 2004, que Edmilson foi reconhecido como o melhor prefeito que a cidade já teve. Ele recebeu mais de 50 prêmios de gestão, incluindo condecorações internacionais, como o de Prefeito Criança, concedido três vezes pela Organização das Nações Unidas (ONU). A maioria dos prêmios foi concedida em razão de projetos sociais que cuidaram e resgataram crianças e jovens, como Bolsa Escola, Escola Circo e Sementes do Amanhã; crédito e capacitação a microempreendedores pelo Banco do Povo; a reforma do Ver-o-Peso; e importantes investimentos na saúde com a expansão do número unidades de atendimento, a construção do Pronto Socorro do Guamá e a implantação do Programa Família Saudável.