edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Seduc cede à pressão contra rodízio no Some

O governo do estado recuou ontem na imposição do rodízio na lotação dos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some). Diante da mobilização dos professores e do deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol), que realizaram ato público em frente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na sexta-feira, 28, a lotação regionalizada foi revogada, mantendo a lotação por municípios.

Pelo rodízio, o professor que leciona vários módulos no mesmo município, passaria a ministrar os módulos em diferentes municípios da mesma Unidade Regional de Ensino (URE). Em consequência, os educadores teriam que abandonar a moradia fixa para ficar em alojamentos de má qualidade, custeados pelo estado. Além disso, a qualidade do aprendizado seria impactada pelo rompimento das relações entre docentes e discentes.

Cerca de 150 professores de  Abaetetuba, Acará, Moju e Igarapé Miri, pertencentes à 3a URE participaram do protesto -regional onde teve início a reação ao rodízio – assim como de Cametá, Mocajuba, Baião, Limoeiro do Ajuru, da 2a URE, e do ex-senador José Nery (Psol), que também pertence à categoria. Sob pressão dos trabalhadores, uma comissão foi recebida pelo secretário adjunto de ensino, Licurgo Peixoto. Edmilson participou da negociação.

IMG-20140328-WA0013

“Como defensor da educação pública de qualidade e dos direitos dos trabalhadores, em respeito à minha profissão de professor e ao meu histórico de sindicalista, fundador e primeiro presidente do Sintepp, eu não poderia deixar de apoiar a luta dos professores do Some”, destacou Edmilson durante o ato.

Ele apresentou moção em solidariedade aos professores, na Assembleia Legislativa do Pará, na última terça-feira, 25. E,a pedido dele, será realizada sessão especial na Alepa, na segunda-feira, 31, para debater essa e outras questões em âmbito do projeto de reestruturação do sistema, que tramita naquela Casa de Leis.

Os vigilantes tentaram impedir a entrada dos professores e dispersar o movimento alegando que a reunião agendada sido cancelada. A audiência foi pacífica.

“Vai ser constituída uma comissão para elaborar as próximas lotações. Um grupo de trabalho vai analisar e propor modificações na Lei do Some que tramita na Alepa”, explicou a liderança do movimento, Raulzito Louzada. “A moção do Edmilson apresentada na Alepa foi importante pra dar publicidade a nossa causa”, comemorou.

Confirmaram presença na sessão especial professores de todos os  municípios das 3a e 2a UREs. Também estão sendo convidados, os