edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Solidariedade aos servidores do Ministério Público do Estado do Pará

Edmilson Rodrigues deputado federal Foto Gustavo Lima Camara dos Deputados (24)

 

Senhor Presidente,

Senhoras Deputadas,

Senhores Deputados:

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Pará manteve contato com nosso mandato para fazer uma série de denúncias sobre a violação de direitos naquele Órgão Público. Estes fatos graves foram tornados públicos no último dia 09 de abril, através da “Carta aberta à população: Direitos não se negociam. Progressão funcional, já!”.

Entre estas denúncias, chama atenção o descumprimento da Lei 5.810/94, o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Pará. E, o mais grave, justamente pela Instituição responsável em fiscalizar o cumprimento das Leis. As promoções funcionais dos servidores estão atrasadas desde 2013, com o agravante de que cerca de 80 servidores, que haviam sido promovidos há dois anos, tiveram suas promoções desconsideradas e no final do ano passado tiveram seus vencimentos-base reduzidos. Onde fica a questão da irredutibilidade salarial, princípio básico da legislação trabalhista em nosso país?

O sindicato acrescenta outras denúncias, igualmente sérias no campo do sistemático desrespeito aos direitos trabalhistas: assédio moral, não cumprimento de sentença judicial, pagamento de gratificações diferenciadas e sem critérios claros, decisões autoritárias sobre plano de cargos e salários, transferência de servidores por perseguição política, criação de cargos e nomeação de servidores sem concurso público.

Há, ainda, reclamações sobre o funcionamento do Portal da Transparência, o que inviabiliza a plenitude da Lei de Acesso a Informação, pressuposto indispensável ao controle da sociedade civil sobre o funcionamento deste órgão essencial ao funcionamento da Justiça no Pará.

São graves as denúncias formuladas pelos servidores do MP do Pará. Reitero minha solidariedade a essa categoria e apelo para que a Procuradoria Geral de Justiça e o Conselho Superior do MP determinem a imediata instauração de uma mesa de diálogo com o sindicato, a fim de, com a máxima transparência e democracia, buscar-se um acordo nos marcos da valorização funcional e do próprio fortalecimento institucional do órgão.

Da mesma forma, apelo ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para que acompanhe e colabore na busca da superação deste impasse.

Edmilson Rodrigues

Deputado Federal PSOL/PA