edmilsonPSOL

Cópia de image00034

“Temos que construir consenso”, afirma Edmilson Rodrigues sobre relatório da CPI do Sistema Carcerário

Edmilson Rodrigues deputado federal cpi sistema carcerario (2)

Caminhando para o fim, a CPI do Sistema Carcerário deve ter seu relatório aprovado na primeira semana de agosto. Antes do recesso, a CPI recebeu mais uma audiência para discutir a situação penitenciária brasileira nesta quarta-feira (15/07). O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), depois de visitar penitenciárias de três capitais com a comissão e de participar de diversos debates e audiências ao longo do semestre, propôs algumas saídas para a situação penitenciária brasileira, considerada por ele “caótica e emergencial”.

O deputado defende um sistema, inspirado no SUS, que respeite a autonomia das várias esferas, garantindo políticas que sejam respeitadas por todas elas, como por exemplo, a política laboral. Para ele, essencial para ressocialização. “Não quer assumir política laboral? Então não pode ter acesso ao fundo”, exemplificou o deputado reforçando a necessidade de um sistema como esse que supere as diferenças partidárias que impedem avanços. “Não dá para achar que penitenciárias têm que permanecer no caos porque o administrador tem determinada concepção”, pontuou.

“Se nós não trabalharmos a perspectiva de ação sistêmica e integrada, verdadeiramente, não vai ter saída. Isso é uma emergência. Ou não teremos solução. Teremos dinheiro liberado, obras paradas, licitações mal feitas e prejuízos enormes para o erário e para a sociedade”, indicou.