edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Votos de parabéns pelo primeiro centenário de Marabá

Assumo esta tribuna para fazer referência aos 100 anos de um dos mais importantes municípios paraenses: Marabá. Criado em 27 de fevereiro de 1913, através da lei estadual nº 1278, o município foi instalado formalmente em 5 de abril do mesmo ano, data em que passou a ser comemorado, desde então, o aniversário da cidade.

A história do município, um dos mais populosos e ricos de nosso estado, compreende, tradicionalmente, o período desde a chegada dos comerciantes de drogas do sertão até os dias atuais. Embora o seu território seja habitado desde tempos imemoriais inúmeras nações indígenas, a região permaneceu praticamente intocada até o início da década de 1890, com raros contatos com europeus e bandeirantes, que desde o século XVI exploravam a região.

Entre 1913 e a década de 2000 Marabá se desenvolveu de forma vertiginosa, experimentando desde ciclos extrativistas a períodos de forte expressão industrial. Com uma história marcada por muitos conflitos, os séculos XX e XXI foram os de maior destaque, pois o município viu a ascensão e declínio de oligarquias, massacres de indígenas e trabalhadores rurais, conflitos pela posse da terra, construção de importantes vias, descoberta de grandes depósitos minerais, grandes projetos governamentais, escândalos políticos e explosões demográficas. Foi palco também de uma das mais memoráveis ações de resistência contra a ditadura militar protagonizada pelos combatentes da Guerrilha do Araguaia, episódio que ainda clama pela mais completa elucidação.

Segundo o último censo demográfico do IBGE, Marabá possui uma população de 233.669 habitantes, distribuídos em uma área de mais de 15 mil quilômetros quadrados de área rural e urbana. A pecuária e as atividades extrativistas têm destaque na área rural, enquanto que o comércio e serviços dominam a área urbana, com destaque também para o crescimento do setor da construção civil, que tem se tornado um grande canteiro de obras imobiliárias. Nesse cenário, já acompanhamos pela imprensa que a cidade já está em festa e já começa a ter programação artística e cultural em comemoração ao seu centenário. Poder público, setor empresarial, sociedade civil organizada e organizações religiosas já estão desenvolvendo várias programações para comemorar essa data tão especial.

Não poderia deixar de prestar minha homenagem a uma das cidades mais importantes do Pará, com um setor produtivo pulsante, grandes projetos instalados, riquezas naturais que precisam ser preservadas, comunidades indígenas de várias etnias e um povo hospitaleiro e trabalhador.

Por essa razão, nos termos regimentais, REQUEIRO que sejam formulados por esta Casa votos de parabéns pelo transcurso do primeiro centenário de Marabá, desejando o município tenha vida longa e cada vez com mais qualidade de vida ao seu povo.

Solicito que seja dado conhecimento do teor integral desta moção de congratulações ao prefeito de Marabá, João Salame (PPS), nosso colega, ex-parlamentar desta casa, e a toda a sua equipe, bem como à Câmara Municipal de Marabá.

Palácio da Cabanagem, 19 de março de 2013

Deputado Edmilson Brito Rodrigues
Líder do PSOL