edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Detentos vivem em situação de insalubridade e abandono no Pará

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) denunciou que familiares de detentos estão sendo cobrados pelo Sistema Penitenciário para realizar a limpeza e manutenção das celas de presídios. A denúncia foi feita na tribuna da Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira, 3. O deputado apresentou expediente escrito e assinado pelo dirigente do Centro de Recuperação do Pará (CRPP III), Major Paulo Amarantes, em Santa Izabel do Pará.

Na oportunidade, Edmilson destacou a visita realizada a casas penais do Pará, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na semana anterior, que apontou o Sistema Penitenciário do Pará como o pior do Brasil.

“Os internos convivem com ratos. Há relatos de casos de leptospirose. Falta atendimento de saúde e assistência jurídica. Há detentos customizados há mais de ano, precisando de cirurgia, doentes dormindo no chão e casos de detentos que estão presos há mais tempo do que devem. São condições desumanas, uma barbárie”, criticou Edmilson.

Ele convidou os deputados a constituírem uma comissão externa para voltar a conferir as condições de insalubridade e abandono dos detentos do Pará. Ele protocolou requerimento acerca das conclusões da visita da OAB, na Alepa.