edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson critica cortes na Educação em seminário do PNE

Edmilson Rodrigues deputado federal cortes educacao (2)
Foto: Nádia Junqueira

Foi realizado nesta quinta-feira (25/6), na Câmara dos Deputados, o seminário “O Plano Nacional de Educação e o futuro da educação brasileira”. Na ocasião, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) não poupou críticas aos cortes que o governo vem fazendo no orçamento do Ministério da Educação. Estava presente o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa.

“Sei que vivemos momentos de crise e não entro jamais no discurso fácil de que impeachment é o caminho. Eu respeito o processo democrático. Mas 47% do orçamento de 2015 são destinados para amortecimento da dívida e pagamento de juros. Não é admissível que a metade do orçamento de um país que é a 7ª economia do mundo seja para enriquecer especuladores financeiros a custa do corte de recursos da educação”, criticou o deputado. Ele também citou o investimento que o Agronegócio recebeu este ano: R$187 bilhões para o plano Safra.

Edmilson Rodrigues deputado federal cortes educacao (1)
Foto: Nádia Junqueira

Para o deputado, falta vontade para que problemas estruturais sejam mudados. “Vemos línguas indígenas desaparecendo e não há obrigação constitucional de educação bilíngue. Isso não existe enquanto política pública. São problemas estruturais que devem ser feitos com paciência, mas com vontade de mudar”, comentou.

Ele ainda criticou a lei de responsabilidade fiscal, compartilhando um problema de gestores municipais presentes no evento. “Não é consenso que se flexibilize a lei para garantir a responsabilidade social. A força do capital financeiro é muito grande. Pode ver uma pessoa morrer de dor, com infecção generaliza. Que falte dinheiro pro remédio para equilibrar a lei”, criticou.