edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson declara apoio à convocação de professores aprovados em concurso

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) fez um apelo para que o governador Helder Barbalho convoque os 1.043 candidatos aprovados no concurso público C-173, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no ano passado, em vez de realizar Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários. O pronunciamento do parlamentar ocorreu no plenário da Câmara Federal, nesta quarta-feira, 14/08.

A garantia da educação pública com qualidade social deve assegurar o princípio do acesso por meio de concurso público, como forma de fortalecer um quadro permanente e qualificado de pessoal. Foto: Najara Araujo/Câmara-dos-Deputados

Na ocasião, Edmilson se solidarizou à luta da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) e do presidente da entidade, Emílio Almeida, pela luta em defesa do segmento. “O concurso é fundamental para garantir os direitos (dos trabalhadores) e a qualidade da educação pública no Pará”, disse o psolista, que é educador há mais de 40 anos.

No pronunciamento escrito, que foi protocolado na Câmara e dado como lido em plenário, Edmilson ressaltou que “a garantia da educação pública com qualidade social deve assegurar o princípio do acesso por meio de concurso público, como forma de fortalecer um quadro permanente e qualificado de pessoal”.

O concurso da Seduc objetivou o preenchimento de 2.112 vagas, cujos candidatos classificados foram convocados, dentre o total de 6.651 aprovados. No entanto, o número de vagas disponibilizado foi muito abaixo do necessário à rede pública de ensino, o que tem exigido o ingresso de mais educadores na Seduc.

Havia 10 anos que o governo do estado do Pará não realizava concurso para provimento efetivo de vagas na Seduc.