edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson defende reconhecimento de título de pós-graduação de outros países

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) defendeu a criação de uma comissão de estudos para viabilizar o reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos em instituições de outros países. A proposta foi feita durante sessão especial realizada nesta quinta-feira, 19, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e presidida pelo deputado estadual Alfredo Costa (PT), autor do requerimento que solicitou a sua realização.

A professora Isolda Brasil atua nas redes estadual e municipal de ensino em Belém, e fez pós-graduação na Universidade de Évora, em Portugal, e é uma das que está na luta pelo reconhecimento do título. “Dói muito quando a gente busca qualificação profissional e não é reconhecido. Dói muito também quando a gente vê o Estado do Pará com os piores índices na educação. E eu pergunto: como é que a Seduc nos dá licença-aprimoramento, nos dá bolsa pra estudar e quando retornamos não temos reconhecimento?”, avaliou e questionou, emocionada, a professora.

Doutor em Geografia Humana pela Universidade do Estado de São Paulo (USP) e sensível ao esforço de quem investe em estudos e no aprimoramento profissional, Edmilson ouviu, atentamente, os depoimentos dos presentes na sessão e que estão sem os títulos reconhecidos. Solidário a causa, Edmilson disse que é preciso que o governo brasileiro e os estados da federação estudem e implementem formas efetivas e eficazes de reconhecimento desses títulos. “Não é justo que não se reconheça o esforço de quem sai de seu país, fica longe de sua família e enfrenta a vida em outro país para estudar e aprimorar seus conhecimentos. É preciso que o governo brasileiro e os Estados da federação criem possibilidades de fazer esse reconhecimento e acabar com o sofrimento e a frustração de quem fez esse esforço”, defendeu o deputado.