Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson destaca importância do Sínodo da Amazônia

6 de outubro de 2019

O deputado paraense Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) destacou a importância da realização do Sínodo da Amazônia, que começa neste domingo (6) e se estende até o dia 27 de outubro de 2019, no Vaticano. Mais de 250 integrantes da Igreja Católica, além de indígenas, ribeirinhos e cientistas estarão reunidos para refletir e partilhar o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. 

Não é de hoje a preocupação do Papa Francisco com a grave situação da Amazônia. Desde que foi eleito, em março de 2013, o pontífice vem expressando o seu interesse em discutir a ação da Igreja Católica na região, agora amplificado pelas queimadas criminosas da floresta e pela maneira como o governo brasileiro conduz a política ambiental. Neste domingo, Papa Francisco abriu oficialmente o Sínodo dos Bispos Sobre a Amazônia. no Vaticano.

“O fogo que destrói, como aquele que devastou a Amazônia, não é o do Evangelho”, afirmou o papa.

O centro das deliberações será a situação dos povos da Amazônia. O “Instrumentum Laboris” destaca os problemas, que surgem da exploração descontrolada da riqueza natural da Amazônia e afetam a ecologia da Região. Entre os grandes problemas destacam-se os desmatamentos, garimpos descontrolados, grandes projetos hidroelétricos, monoculturas e desrespeito às tribos indígenas, suas culturas e territórios de domínio.

Edmilson Rodrigues, então prefeito de Belém, sendo recebido pelo Papa João Paulo II.

Durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) na Câmara Federal, no dia 01 de outubro, o deputado também comentou sobre o papado de Francisco, uma autoridade corajosa que não teme em abordar assuntos que mexem com gente poderosa. E ainda expressou o seu entusiamo pela criação de um Cardinalato para a Amazônia: “Essa é uma ideia que vem sendo estudada desde que foi apresentada ao Papa João Paulo II pela comunidade local,com apoio do saudoso Don Vicente Zico, ainda quando fui prefeito de Belém e tive a oportunidade de estar em Roma com o santo Papa”, afirmou Edmilson durante a reunião.

O deputado Edmilson, integrante do Fórum Nacional amplo em defesa da Amazônia foi um dos escolhidos para representar a Câmara Federal no Sínodo, mas não poderá estar em Roma em função de compromissos locais. Na reunião da CDHM, Edmilson aproveitou para estender o convite ao que ficarem no país para participarem do Círio de Nazaré que acontece no próximo dia 13 de outubro.

Confira a fala de Edmilson na Comissão:

Leia também