Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson destina R$ 100 mil de emenda parlamentar para a UEPA

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) destinou R$ 100 mil de emenda parlamentar para a Universidade Estadual do Pará (UEPA) destinado a ajudar na construção de blocos de salas de aula para o campus da instituição em Igarapé Açú. Educador e militante da causa da educação pública e de qualidade, Edmilson tem participado de diversas reuniões com a reitoria, corpo técnico, professores e universitários da UEPA em busca de melhorias para a qualidade de ensino daquela universidade. Em reunião realizada nesta terça-feira, 11, além de fechar o valor do repasse de verba via emenda parlamentar, o deputado também se comprometeu em intermediar negociações para conseguir a adesão de outros parlamentares, em especial Alfredo Costa e Edilson Moura (ambos do PT) – que já participaram de reunião anterior na UEPA – para ampliar a verba destinada àquela instituição de ensino superior.

Durante a reunião, Edmilson destacou a importância da UEPA conquistar a sua autonomia orçamentária e de gestão, pois atualmente a verba orçamentária destinada à instituição está inserida no montante total determinado pelo Governo do Estado para a educação em todos os seus níveis. “É preciso iniciar essa discussão em relação à autonomia da UEPA com professores, técnicos e estudantes para que a instituição possa ter orçamento próprio e, assim, autonomia para gerir os recursos de forma que melhore cada vez mais a qualidade do ensino, pois é uma instituição estratégica para o desenvolvimento de nosso Estado”, destacou o deputado.

Inicialmente, a verba de emenda parlamentar que o deputado psolista destinaria à UEPA seria para projetos de extensão. No entanto, estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade participaram da reunião e reivindicaram a construção de blocos de sala de aula para cursos que estão com necessidades estruturais para funcionamento de forma adequada e atendimento da demanda preenchida nos processos seletivos. Por essa razão, com a anuência do reitor da UEPA, Juarez Quaresma, de técnicos, professores e estudantes do DCE, a verba da emenda foi definida para ajudar nas obras que requerem urgência no campus de Igarapé Açú.

Na ocasião, Edmilson também anunciou que o seu requerimento que solicita a realização de uma sessão especial para discutir o ensino superior e seus desafios na UEPA, além da questão da autonomia da instituição já foi aprovado e está aguardando ser fechada a agenda com a data para a realização.

Leia também