edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson discute relação entre Brasil e Cuba

Edmilson Rodrigues deputado federal Embaixada de Cuba (1)
Foto: Mariane Andrade

A Frente Parlamentar Brasil-Cuba, que existe há mais de 26 anos, foi reinstalada na manhã desta quarta-feira (26/05) na Câmara com a presença da embaixadora de Cuba Maria Helena Ruiz Capote. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) esteve no café da manhã para se juntar ao grupo de parlamentares de diversos partidos e representar o PSOL. “Nosso apoio a Cuba é incondicional”, afirmou Edmilson após a embaixadora compartilhar sobre a situação do país e a necessidade de apoio do Brasil.

Edmilson Rodrigues deputado federal Embaixada de Cuba (2)
Fotos: Mariane Andrade

Para o deputado, é importante desconstruir o preconceito como forma de fortalecer as relações entre Brasil e Cuba e destacar os atributos deste país. Edmilson, que também é professor, questionou sobre os convênios com universidades brasileiras. Apesar de haver mais de 30 convênios, a ele preocupa a dificuldade em se validar os diplomas. “Tenho colegas de doutorado que foram para Paris e têm diploma reconhecido. Por que não acontece o mesmo com universidades cubanas?”, questionou.

Neste encontro, a embaixadora comemorou a retomada das relações diplomáticas dos Estados Unidos com Cuba, mas ainda torce para o fim do embargo econômico que, para ela, hoje é o maior entrave para o desenvolvimento do país. Diante dos novos tempos que sinalizam para Cuba, ela busca, junto aos parlamentares, apoio para que as relações culturais e econômicas entre Brasil e Cuba se fortaleçam. Ela indicou, por exemplo, a importância de incentivar o turismo e levar empresas de tecnologia para a ilha.

Edmilson Rodrigues deputado federal Embaixada de Cuba (3)
Fotos: Mariane Andrade