edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson é prestigiado pelos paraenses em pré-lançamento de livro

Foto: Otávio Rodrigues

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), o arquiteto e professor pesquisador Edmilson Rodrigues lançou nesta quinta-feira, 25, o livro Território e Soberania na Globalização – Amazônia, Jardim de Águas Sedento. O livro é baseado em sua tese de doutorado – defendida em 2010 e publicada pela Editora Fórum, de Belo Horizonte – MG, no ano passado. Na apresentação da obra aos paraenses, muitos geógrafos, escritores, intelectuais, políticos, admiradores e amigos foram prestigiar o autor. O pré-lançamento foi realizado na Fox Vídeo (Trav. Dr. Moraes, 584) e no próximo dia 04 de maio o livro será lançado na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, no estande de Escritores Paraenses, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O livro de Edmilson Rodrigues apresenta uma análisa profunda sobre a relação entre a globalização e a soberania territorial, com destaque para o fenômeno da apropriação privada dos recursos hídricos do território na região amazônica. Para sua análise, utiliza categorias, conceitos e noções da Geografia Humana por ele desenvolvido, assim como os criados e difundidos por Milton Santos, Maria Adélia Aparecida de Souza, entre outros espaciólogos críticos. Vale destacar que um dos eventos analisados por Edmilson é a instalação de Belo Monte, maior projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e que está ocasionando não só constrangimentos como conflitos, intervenções fortes ambientais e sociais e o comprometimento da soberania territorial do Brasil.

O arquiteto e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), José Freire, foi um dos muitos intelectuais paraenses que esteve presente no pré-lançamento do livro e falou de sua alegria. “Eu tive a honra de ter sido professor de Edmilson e fico sempre muito feliz quando meus alunos chegam longe. O Edmilson chegou ainda mais longe porque foi deputado estadual várias vezes e prefeito de Belém. Além disso, já tem uma pesquisa muito importante para refletir sobre a Amazônia que foi feita em seu mestrado e, agora, apresenta mais uma contribuição na análise da região. É realmente uma alegria muito grande poder ver esse crescimento dele e saber que mesmo com a atividade política – que requer muita dedicação – ele nunca deixou de lado os estudos acadêmicos”, declarou o professor.

O escritor Vicente Cecim também falou de sua admiração pelo autor. “Eu acompanho a carreira de Edmilson há muito tempo e sempre o admirei muito pela coerência que ele mantém firme naquilo que ele acredita, pois é uma pessoa extremamente fiel ao combate às injustiças sociais de um modo geral. E o que ele trouxe para a política foi uma conduta renovadora, singular e de referência em coerência e honestidade”, destacou o escritor, acrescentando que também acompanha a produção acadêmica de Edmilson, que está lançando o seu sexto livro solo, além de participações em várias outras publicações, como capítulos de livros, prefácios e apresentações.

Edmilson Rodrigues e Nabih Abou El Hosn no lançamento do livro
Edmilson Rodrigues e Nabih Abou El Hosn.

Membro da Câmara do Comércio Brasil-Líbano e do Rotary Internacional, Nabih Abou El Hosn, ficou na fila para autografar os seis livros que comprou e também fez questão de destacar a relação de amizade e admiração que possui com o autor. “Nós somos amigos há muito tempo. Eu acompanho a vida do Edmilson desde que ele participou da fundação do PT. Leio tudo que ele escreve e tive a honra de ter o prefácio de um livro meu, “Vôo do Alfaiate” escrito por ele. A obra já foi traduzida para o inglês e o árabe. Tenho uma grande admiração por ele e não poderia deixar de vir, aqui, prestigiá-lo, desejá-lo sucesso e ler mais essa obra, que tenho certeza é de grande importância para a compreensão da região amazônica”, disse. “Além disso, sei da luta de Edmilson como político na defesa da causa palestina, o que me deixa muito feliz”, concluiu o libanês, que mora no Brasil há 65 anos.