edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson participa de debate sobre conflitos na Amazônia

Edmilson Rodrigues na intercom norte
Foto: Atilla Leon

Com o título “Conflitos, Mediações e Discursos com Sociedades Amazônicas”, a mesa de debate composta pela professora Ivânia dos Santos Neves, Stela Pojuci, Regina Lúcia Alves Lima e pelo deputado e ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, abordou um panorama geral sobre a importância da Comunicação na Amazônia e as diferentes perspectivas geradas ao longo do tempo.

Ao fazer um passeio pelo passado, a professora Stela comentou o papel de figuras históricas regionais para a Comunicação, ao relacionar com o surgimento dos primeiros jornais no Pará as consequências vividas a partir dessas mudanças. Durante a mesa, a exibição de curtos documentários possibilitou um entendimento mais fácil e dinâmico sobre esse período.

O papel do recurso audiovisual na construção da memória histórica local foi um dos pontos ressaltados pela professora Ivânia Neves, ao demonstrar a divergência da imagem de progresso no passado e nos dias atuais. Tempos atrás, uma árvore derrubada, sob o discurso de modernização, poderia simbolizar positivamente a realização de obras. Hoje em dia, com a preocupação em relação aos aspectos socioambientais, essas construções tendem a se tornar cada vez mais negativas.

O professor Edmilson Rodrigues complementou a fala da professora ao analisar diversos dados sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Uma das reflexões propostas por ele foi a procura tardia por informações a respeito de projetos implantados na Amazônia.

Edmilson Rodrigues na intercom norte 1
Foto: Atilla Leon

A professora Regina Lima contribuiu com o incentivo à interpretação dos discursos que circulam a respeito da região, não só no campo midiático. A área científica ainda necessita amadurecer e são os estudantes de Comunicação que possuem a missão de promover esse desenvolvimento.

Muitas são as resistências encontradas no cenário comunicacional do Norte. No entanto, é a partir da construção e do compartilhamento de informações e conhecimento que as mudanças podem ser realizadas. Sobre essa importância, a professora Ivânia Neves deixa uma última palavra. “Saber é poder e esse poder talvez seja o mais importante de todos”, finaliza.

Texto: Ewelin Gamelas

Foto: Atilla Leon