edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson recebe a visita de liderança Munduruku

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) recebeu, nesta sexta-feira, 5, a visita de Valdenir Munduruku, liderança do povo indígena, cuja aldeia Sawré Maybu, em Itaituba, é alvo de operação de 250 homens das Forças Armadas, desde o último dia 28. O objetivo da operação é a realização de estudos de viabilidade da hidrelétrica São Luiz do Tapajós. Acompanhado de lideranças sociais, Valdenir convidou Edmilson para conhecer a terra indígena e pediu apoio para os Munduruku realizarem uma manifestação em Belém contra a invasão da reserva indígena. “Apesar da legislação garantir a soberania dos indígenas sobre as suas terras, mas devem ter a autonomia reconhecida”, defendeu o deputado.

Edmilson ficou de propor a criação de uma comissão externa da Assembleia Legislativa do Pará para visitar a reserva indígena e também a base operacional da Força Nacional na sede do município. Ele convidou os Munduruku a participarem da audiência pública que discutirá a intrusão das terras e o abandono de políticas públicas dos Tembé, em Paragominas. A intenção é tornar o evento um meio de reivindicação de direitos de diversos povos indígenas junto às autoridades constituídas, além de marcar a passagem do Dia do Índio, que é celebrado no dia seguinte.

Valdenir Munduruku voltou a reclamar que o povo indígena deve ser alvo de uma consulta prévia sobre a construção da usina. Em razão da operãção militar na reserva, os indígenas decidiram suspender o diálogo com o governo federal, mas pediram o apoio de Edmilson para conquistar apoio no Congresso Nacional.

Edmilson recebe liderança Munduruku (3)