edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Governo libera mais 51 agrotóxicos. Já são 262 só em 2019

Na nova leva de defensivos permitidos para autorização, estão produtos classificados como ‘altamente tóxicos’ e ‘extremamente tóxicos’.

O Ministério da Agricultura anunciou a autorização do registro de mais 51 agrotóxicos, conforme publicado em Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira 22. A pasta já contabiliza 262 produtos agrotóxicos liberados só em 2o19.

Na nova leva de defensivos permitidos para autorização, estão produtos classificados como ‘altamente tóxicos’ e ‘extremamente tóxicos’. Imagem: divulgação-Contag

Na nova leva de agrotóxicos permitidos para autorização, estão produtos classificados como “altamente tóxicos” e “extremamente tóxicos”, segundo o próprio diário oficial. Há, por exemplo, um herbicida à base do ingrediente ativo florpirauxifen-benzil, usado para o controle de plantas daninhas na cultura do arroz.

Segundo a pasta, de 2016 para 2017, o número de registros de defensivos passou de 277 para 405. Há cerca de 2 mil produtos na fila para serem avaliados.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), tem sido crítico dessa liberação desenfreada de agrotóxicos. “É uma irresponsabilidade e uma ameaça muito grave à saúde dos brasileiros”, afirma.

Com informações da Carta Capital