edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Ministro de Direitos Humanos se compromete com a proteção de ameaçados de morte no Pará

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) esteve na tarde desta quarta-feira (01/07) com o Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas. O deputado denunciou a ação impune de milícias e grupos de extermínio no Pará, bem como levou ao conhecimento do governo federal as ameaças de morte a ele, ao deputado estadual Carlos Bordalo (PT) e ao promotor de justiça militar, Armando Brasil, decorrentes do relatório da CPI que apurou atuação desses grupos criminosos, inclusive na chacina de Belém, quando dez pessoas foram executadas na periferia de da capital nos dias 4 e 5 de novembro do ano passado.

Edmilson Rodrigues deputado federal Pepe Vargas Direitos Humanos
Foto: Nádia Junqueira

O deputado solicitou apoio do ministério para colaborar com a celeridade das investigações, respeitando a autonomia da polícia civil paraense. O ministro se comprometeu a acompanhar as denúncias e pedir informações sobre os casos denunciados.

Ele também cobrou proteção a pessoas que seguem ameaçadas de morte em decorrência deste mesmo relatório. Em março o deputado pediu proteção a então ministra Ideli Salvatti, mas não houve encaminhamentos concretos. O diretor de defesa de direitos Humanos da SDH, Fernando Matos, anunciou que o Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita) no Pará será retomado em breve e até fim de agosto vão selecionar nova organização no Estado a ser responsável pelo programa.