edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Projeto de extensão, apoiado por Edmilson, estreita laços culturais entre Brasil e Cabo-Verde

Foi em 2016 que o músico paraibano Naldinho Freire (mas radicado em Belém-PA), começou a trabalhar nas canções que culminou no disco “Sem Chumbo nos Pés”, que conta com a participação de diversos artistas, entre os quais, dois cabo verdianos. Nesse processo, ao se deparar com as similitudes musicais do Brasil e de Cabo Verde, como a semelhança entre o ritmo da Guitarrada e do Funaná, o projeto que antes era apenas musical caminhou para além.

E com a ideia de estreitar os laços culturais entre os dois países, que na última terça-feira, 7 de maio, ocorreu o Seminário Intercâmbio Turismo Cultural Brasil Cabo-Verde, como culminância do projeto vinculado Programa de Extensão Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur), da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), e que teve apoio financeiro da emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).

O Seminário foi no Auditório de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA e entre as participações na mesa de abertura do evento estavam: a Coordenadora do Projeto de Extensão e professora da Faculdade de Turismo, Silvia Helena Cruz; o músico e incentivador do projeto, Naldinho Freire; a assessora do Dep. Federal Edmilson Rodrigues, Lívia Duarte; a representante da Pró-Reitoria de Extensão, Vânia Nogueira; o diretor da Faculdade de Turismo, Eduardo Lima, e o diretor do ICSA, Armando Lírio de Souza. Além dos cabo verdianos Mário Lúcio Mendes, que é poeta e ex-ministro da Cultura em Cabo Verde e Manuel di Candinho, músico e atualmente Vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de São Domingos.

A coordenadora do projeto de extensão Silvia Helena, explicou que o projeto se encontra na sua fase final, sendo que a próxima etapa é a viagem para Cabo Verde, onde farão agendas na Universidade Federal de Cabo Verde e em agências de turismo. “O projeto vai além da música, tem um intercâmbio cultural de modo geral, que envolve o turismo e a gastronomia. A nossa pretensão é que esse projeto se consolide, que envolva mais alunos, e o intercâmbio com Cabo Verde permaneça”, explicou.

Sem chumbo nos pés

Para o poeta cabo verdiano, Mário Lúcio, o Pará recebeu muitas influências culturais de Cabo Verde, no entanto, ainda não reivindicou essa identidade. Essas semelhanças podem ser observadas musicalmente, como mostrou o encontro, que aconteceu na terça-feira (7) à noite, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, em Belém. Intitulado “Do Funaná à Guitarrada”, o evento reuniu músicos paraenses da guitarrada com os artistas cabo-verdianos, que mostraram os vários ritmos de sua cultura africana, como o Funaná, a Coladeira e a Morna.

Além dessas programações, haverá o lançamento do disco “Sem Chumbo nos Pés” de Naldinho Freire, na próxima sexta-feira, 10 de maio, às 20h, com um show no Teatro Margarida Schivasappa, trazendo participação dos cabo-verdianos Manuel di Candinho, guitarrista, e Mário Lúcio, poeta, e dos paraenses Ramón Rivera, Lucas Torres, Natália Matos, Juliana Salgado, Gláfira, Pedro Vianna e Andrea Silveira. Os ingressos custam apenas R$ 2,00 na bilheteria e R$ 2,50, pelo sympla.

“O projeto Sem Chumbo nos Pés foi muito além da música, e foi potencializado pelo Seminário de Intercâmbio Cultural. Em um momento tão difícil para as universidades brasileiras que estão passando por corte de verbas, estamos aqui exercitando o amor através das artes”, comentou o músico, Naldinho Freire.