edmilsonPSOL

Cópia de image00034

PSOL tomará medidas contra autoridades públicas denunciadas na Lava Jato

petrobras 1

O PSOL está atento aos desdobramentos da Operação Lava Jato e aguarda os encaminhamentos da Procuradoria Geral da República (PGR) para investigar e punir todas as autoridades públicas envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras. A PGR pode encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos de inquéritos, a partir dos quais seriam abertos novos procedimentos investigativos na Corte, ou oferecer diretamente uma denúncia contra os suspeitos. Nesse caso, o STF abriria uma ação penal contra os envolvidos, sem a necessidade de instalação de um novo inquérito.

A bancada do PSOL acredita que, após mais de um ano de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público, há elementos robustos para oferecimento de denúncia contra os políticos envolvidos com o esquema de propinas e desvios na maior estatal brasileira. Além disso, a instalação de um novo processo investigativo poderia retardar por muito tempo a punição aos culpados pelos desvios identificados pelos órgãos de fiscalização e controle.

Diante da gravidade dos fatos, o PSOL cobra a imediata publicização dos nomes dos políticos envolvidos e, em consequência:

· exigirá o afastamento imediato dos investigados das funções de mando ou direção que ocuparem ou vierem a ser indicados para ocupar nos Poderes Executivo e Legislativo;

· apresentará junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara representações contra os parlamentares denunciados;

Acreditamos que com essas medidas o PSOL dará uma importante contribuição para a transparência das investigações, evitando a interferência dos denunciados, garantindo isonomia no procedimento e assegurando à Câmara dos Deputados seu papel na apuração dos fatos, para além dos trabalhos da CPI recentemente instalada.

BANCADA DO PSOL NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Brasília, 3 de março de 2015.