edmilsonPSOL

Cópia de image00034

CPI da FUNAI vai ser instalada nesta quarta-feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na demarcação de terras indígenas e de remanescentes de quilombos será instalada nesta quarta-feira (10/11) às 14 horas no plenário 11 da Câmara Federal.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) é membro titular da CPI, mas expressa sua indignação com a criação desta comissão. “Essa proposta é mais uma expressão da barbárie que a bancada ruralista quer implementar contra a nação brasileira. Estão destruindo todo o território. Os agronecistas querem lucro imediato e querem avassalar as florestas. E onde as florestas estão? Onde estão as populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas”, afirmou indicando o interesse da bancada ruralista.

Edmilson afirma que a criação da CPI é inconstitucional por não haver fato determinado, necessário para que esse tipo de comissão seja aprovada. Por isso, espera que o Supremo Tribunal Federal, já acionado pela bancada do PT, impeça o andamento da CPI. Contudo, se os trabalhos forem para frente, ele indica qual será sua posição na comissão. “Nós vamos tocar nas feridas da FUNAI para fortalece-la e não destruí-la, como essa bancada pretende”, afirmou.