edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Deputados vão conferir tortura de presos em Itaituba

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) participará da diligência da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Pará, que vai até Itaituba, na Região do Tapajós, conferir a denúncia de tortura a detentos do Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI) por agentes do Grupamento Tático, da Polícia Militar. A viagem está agendada para a próxima sexta-feira, 1º de março.

De acordo com a denúncia formulada pela Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará (OAB-PA), a tortura ocorreu na última sexta-feira, 22, com a intenção de inibir fugas, já que naquele dia, sete internos haviam escapado da unidade, dos quais cinco foram recapturados.

“Há denúncias de que foi usado spray de pimenta nos órgãos genitais dos detentos, entre outras formas de tortura. A polícia não tem o direito de torturar. É importante que o Poder Legislativo defenda a democracia, os direitos humanos e contribua para aperfeiçoar o Sistema Penitenciário e a própria Polícia Militar”, defendeu Edmilson, na tribuna da Assembleia, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 27.

A viagem a Itaituba será a primeira ação da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, que foi recentemente constituída na Alepa. Edmilson é membro titular da comissão.