edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson propõe ações da Alepa no combate à escravidão no Pará

Com um exemplar do Diário do Pará em mãos, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) ocupou a tribuna nesta terça-feira, 14, para defender que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) atue de forma mais efetiva na proposição e aprovação de projetos e leis que possibilitem a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade racial no Estado. O líder do PSOL destacou que a reportagem aponta que o município de Marabá – onde está sendo realizada a primeira sessão ordinária itinerante da Alepa – é o campeão paraense em trabalho escravo.

Indignado com essa realidade de perversa de nosso estado, Edmilson lembrou que nesta segunda-feira, 13, completaram 125 anos da abolição da escravatura no Brasil, mas os negros continuam sendo vítimas de escravidão. O deputado psolista destacou que não é possível aceitar essa realidade. É preciso resistir e lutar para combatê-la. E isso só é possível a partir de um amplo trabalho de implementação de políticas públicas afirmativas de direitos dos afro-descendentes e de um amplo processo pedagógico de conscientização de toda a sociedade sobre a igualdade racial.

O deputado também ressaltou que essa realidade de exclusão racial de negros está diretamente ligada ao modelo desenvolvimentista brasileiro, com destaque especial para a Amazônia, onde a vida transformou-se em mercadoria. A implantação de grandes projetos econômicos, de interesse do capital internacional promovem o lucro e condenam o povo, sobretudo os mais pobres – e negros – à exclusão. “Grandes projetos como Belo Monte promovem a degradação do meio ambiente e a precificação dos recursos naturais, transformando a vida em mercadoria e escravizando pessoas”, concluiu Edmilson, sendo bastante aplaudido e ressaltando o grande número de pessoas que migram para nosso Estado e que não têm acesso a políticas públicas inclusivas.