edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Em Altamira, Edmilson pede liberdade imediata a presos políticos

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) participou nesta quinta-feira (17) de visita aos trabalhadores presos há 65 dias em Altamira. Também participaram da visita o vereador de Belém, Cleber Rabelo, o deputado estadual Edilson Moura e um representante do Sindicato da Construção Civil de Belém. Durante o encontro, os cinco trabalhadores foram ouvidos pela comissão que se solidarizou à luta por melhores condições de trabalho e se comprometeu em pedir à justiça a soltura do grupo.

Em novembro de 2012, trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte entraram em greve e realizaram uma série de manifestações reivindicando reajustes salariais e do vale alimentação, além do aumento da “baixada” (período concedido para que os trabalhadores visitem suas famílias). A proposta era que tais direitos fossem equiparados aos dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, onde o vale alimentação é de R$300,00 e o período da “baixada” é de 3 meses. Cinco trabalhadores foram responsabilizados pelos danos ocorridos nestas manifestações, sem que houvesse nenhum prova que os ligasse aos atos em questão.

Após a visita aos trabalhadores, Edmilson e os demais parlamentares participaram de Audiência com o Juiz da 3º Vara Criminal, Drº Gleucival Zeed Estevão, na tentativa de sensibilizá-lo para a libertação dos presos. O magistrado manifestou a intenção de expedir parecer favorável à libertação dos presos por entender que não há motivo para manter in cárcere os operários e afirmou que notificaria nesta sexta-feira (18) a secretaria da 3ª Vara para que fossem expedidos os alvarás de soltura dos trabalhadores Odivaldo dos Santos, Ernesto Melo, Mateus Brasil Pinheiros, Elizeu Rabelo e Raimundo Nonato Farias.