Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

O país declara guerra contra a ignorância

Neste domingo, diversos colunistas e jornais falaram sobre o verdadeiro barril de pólvora que está sendo acendido pelo governo Bolsonaro por conta da decisão de seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, de cortar 30% das verbas para as Universidades e Institutos Federais, além dos cortes na área de ciência e tecnologia.

Foto: Estudante no Rio de Janeiro levanta cartaz durante manifestação. Crédito: Midia Ninja

Estão marcadas para a próxima quarta-feira, 15 de maio em todo o país, greve e manifestações em defesa da educação. Em Belém, a manifestação ocorrerá a partir das 8h, na Praça da República.

A coluna de Bruno Boghossian na Folha de S.Paulo aborda o caso de Abraham Weintraub. “O novo ministro da Educação adotou como idioma oficial um discurso de retaliação política, fez ameaças à autonomia das instituições e escolheu a tática do confronto para anunciar bloqueios no orçamento da área”.

Em coluna, neste domingo, no jornal “O Globo”, o jornalista Bernardo Mello Franco afirma: “O país já passou por outros arrochos, mas os governos simulavam constrangimento ao tirar verbas da Educação. Agora vive-se uma era de apologia da ignorância. Os cortes são festejados pelas autoridades, em tom de vingança contra o conhecimento. Cada bolsas de estudos a menos vira uma vitória sobre o “marxismo cultural”‘

Leia também