Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Pesar pelo falecimento do professor Roberto Maria Cortez de Souza

Uso essa tribuna hoje, 8, para prestar homenagem ao professor, pesquisador e antropólogo, Roberto Maria Cortez de Souza, que nos deixou no último dia 30 de abril, após uma luta de alguns anos contra o câncer. Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), o amigo de muitas lutas concorreu ao senado, em 1982, a primeira eleição disputada pelo partido.

Defensor dos direitos humanos, o professor Roberto Souza dedicou-se, entre outras coisas, à pesquisa sobre povos indígenas. Em 1977, defendeu a dissertação de mestrado “O diaconato indígena: articulação étnica no recôncavo do Tumucumaque brasileiro”, que analisava a sociedade dos índios Tiriyó do extremo norte do Pará. Ele também pesquisou sociedades indígenas de Roraima e foi presidente da Associação Paraense de Sociologia.

Professor de Antropologia aposentado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Antropólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Roberto Souza foi um incansável defensor dos direitos dos excluídos e daqueles que estavam tendo seus direitos violados.

A sociedade paraense – e brasileira – está órfã e de luto, pois perde um de seus mais brilhantes pesquisadores na área dos direitos humanos. Por essa razão, quero manifestar meus sentimentos de pesar à família do professor Roberto Souza e a todos aqueles que, como eu, desfrutaram de sua amizade e companheirismo na luta por uma sociedade mais justa e feliz.

Solicito que seja dado conhecimento do teor integral desta moção de pesar à família do professor Roberto Maria Cortez de Souza, ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Associação Brasileira de Antropologia.

Palácio da Cabanagem, 08 de maio de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL

Leia também