edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Reunião vai debater futuro de comunidades barcarenenses

Uma reunião entre as comunidades e os representantes do poder público e das indústrias de Barcarena, no próximo dia 25, vai tratar dos encaminhamentos para o atendimento da população afetada pela poluição industrial daquele município do Nordeste Paraense. A reunião foi deliberada na Assembleia Legislativa do Estado, durante a sessão desta terça-feira, 18, após a aprovação unânime do requerimento de iniciativa do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL).

Atendendo ao pleito antigo da população, que recebe o apoio de Edmilson, 1.622 mil famílias que residem nas comunidades Acuí, Curuperé, Maricá, Ilha São João, Canaã, Dom Manuel, Pramajor Peteca, Arienga e Bairro Industrial, que ficam no entorno de projetos industriais e portuários, atravessam o processo de indenização e de remanejamento, que foi negociado com o governo do estado. São moradores que enfrentam abalo na saúde após anos de contato com o lixo industrial, como os vazamentos da Ymeris Rio Capim Caulim.

O cadastramento das famílias foi realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), mas houve discordância sobre os valores das indenizações. Sob pressão, a Companhia de Desenvolvimento da Indústria (CDI) elevou o valor inicial de R$ 2,67 para a indenização do metro quadrado da terra nua, dobrou de preço. Mas as famílias ainda têm dúvidas sobre os critérios técnicos e legais adotados para a definição do valor das indenizações, especialmente o valor de mercado praticado em se tratando de benfeitorias e plantações.

Além disso, o diálogo sobre o remanejamento das famílias rurais e urbanas ainda não avanços. As comunidades reivindicam áreas com infraestrutura para a fixação das famílias.

A reunião acontecerá na sede da Alepa, após a sessão plenária. Serão convidados à reunião, a comunidade e os representantes do Ministério Público Federal; do Ministério Público do Estado; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção; da Companhia de Habitação (Cohab), da Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI); da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri); da Prefeitura Municipal de Barcarena; e das indústrias de Barcarena.