edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Por uma solução pacífica, justa e duradoura para o conflito entre palestinos e israelenses

Trago a esta tribuna uma realidade urgente e dramática: mais uma ofensiva militar de Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza: um verdadeiro massacre, com o registro, até agora, de pelo menos 130 vítimas fatais, a grande maioria de civis, incluindo mulheres e crianças. Vidas humanas dizimadas bem diante dos olhos do mundo inteiro.

A justificativa de que tais ataques apenas retaliam o lançamento de foguetes pela resistência palestina não pode ser acatada. Basta recordar que há apenas quatro anos, em 2008, o Estado israelense desfechou uma sangrenta ocupação militar do território palestino, em meio à chamada Operação “Aço Fundido”, que resultou em mais de mil mortos e em uma destruição material de altíssimas proporções.

Não é a primeira vez que na história humana são cometidas atrocidades em nome de defesa de supostos “direitos nacionais”. Mas não é possível em pleno século XXI que se continue a conviver com tais atrocidades sem que a consciência mundial se levante e exija o imediato cessar das hostilidades.

Israel ao convocar 75 mil reservistas e ao desencadear ataques por ar e mar, indica desejo de uma nova escalada à Faixa de Gaza com consequências absolutamente desastrosas.

A soberania de um povo não pode ser desconsiderada. Somente uma forte e verdadeira solidariedade internacional pode conter esta possível ofensiva militar. Atos em todo o Brasil acontecem como denúncia e fortalecimento de um movimento que exige uma postura mais firme do governo brasileiro, cuja posição tradicional é de apoio à causa palestina no contexto de uma solução justa, pacífica e global para o conflito do Oriente Médio. Tal solução somente será encontrada com o pleno estabelecimento do Estado Palestino, em território contínuo e com fronteiras seguras e reconhecidas. É isso que determina, já por décadas, a mais sólida posição das Nações Unidas através de dezenas de resoluções de sua assembleia Geral.

Apresento, assim, nos termos regimentais, esta MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO, conclamando o governo brasileiro a adotar uma postura ativa na busca de um cessar fogo imediato na Faixa de Gaza, na perspectiva de que seja alcançada uma solução pacífica, justa e duradoura para o conflito entre palestinos e israelenses, o que somente poderá ser alcançado através do pleno reconhecimento do Estado palestino, em território contínuo e com fronteiras plenamente reconhecidas por Israel.

Que o teor desta Moção seja de imediato comunicado ao Ministério das Relações Exteriores, à Organização pela Libertação da Palestina (OLP), no Brasil, o Deputado Federal Ivan Valente, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade-PSOL e ao Conselho Federal Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Palácio Cabanagem, 20 de novembro de 2012.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL