edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Altino Pimenta: Espaço inaugurado por Edmison enfrenta o descaso

Altino Pimenta, maestro, músico e professor era considerado um dos maiores maestros da história musical do Pará, ao lado de Waldemar Henrique e Wilson Fonseca. Falecido 2003, Altino recebeu uma homenagem do então prefeito Edmilson Rodrigues com a inauguração, em agosto de 1999, do primeiro Espaço Cultural Cabano construído e inaugurado durante a sua gestão como prefeito de Belém, denominado oficialmente como “Espaço Esportivo e Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta”, localizado na Avenida Doca de Souza Franco.

Maestro Altino Pimenta e o então prefeito Edmilson Rodrigues. Foto: Lucivaldo Sena

“Sem dúvida, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida, entregar em mãos a nossa homenagem ao professor e maestro Altino Pimenta, um ser humano iluminado que dedicou sua vida inteira à música e consagrou-se como um dos mais importantes nomes da história da música do Pará”, lembra o deputado.

Em plena Doca de Souza Franco, em 1996, área pública retratava o abandono

Hoje, lamentavelmente, integra a lista dos incontáveis espaços abandonados pelo poder público municipal, como se percebe nas imagens. Deteriorado, sem pintura, com rachaduras e outros graves problemas de conservação.

O Espaço, com área de 1.440 metros quadrados, funcionava à época como lugar de acesso gratuito e irrestrito às manifestações culturais e esportivas dos cidadãos de Belém, em horário matutino e vespertino, e suas atividades eram coordenadas por um Conselho Gestor formado com a participação da comunidade e representantes do município. Ele também era equipado com quadra poliesportiva, arquibancada com capacidade para 720 pessoas e palco para apresentações culturais, além de sediar a Administração Regional Belém (DABEL). Desenvolvido pela equipe da SEMEC, o projeto arquitetônico foi concebido pelo então prefeito Edmilson Rodrigues, que também é arquiteto.

Além de uma justa homenagem à figura humana e à importância de Altino Pimenta, o Espaço representava a democratização de acesso à cultura, ao lazer e ao esporte em área central da cidade.