edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Comissão aprova obrigatoriedade de assistência de farmacêutico no Sistema Único de Saúde

Edmilson Rodrigues obrigatoriedade farmaceutico (1)
Foto: Nádia Junqueira

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta quarta-feira (1/7) projeto de lei que torna obrigatória a assistência de técnico farmacêutico realizada no âmbito do Sistema Único de Saúde. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) votou favoravelmente ao projeto e aos farmacêuticos.

Ao contrário do que argumentavam os deputados contra o projeto de lei, Edmilson acredita que a proposta não vai onerar os municípios. “Essa proposta pode representar economia além de segurança à saúde. Em Cuba, por exemplo, não há desperdício de remédios. Porque não há uma unidade de saúde sem um profissional que vai, por exemplo, repassar quatro comprimidos, que é o que o paciente precisa, e não vinte para depois jogar fora”, exemplifica.

Edmilson Rodrigues obrigatoriedade farmaceutico (2)
Foto: Nádia Junqueira

Ele ainda indicou carência de profissionais qualificados para ajudar a economizar produtos e garantir qualidade de vida à população. “É preciso valorizar o trabalho técnico. Quantas pessoas morreram, sem que saibamos, por automedicação ou por indicação errada de um atendente que não tem, sequer, Ensino Médio”, defendeu. O projeto segue para Comissão de Constituição e Justiça antes de ir para o plenário.

Edmilson Rodrigues obrigatoriedade farmaceutico (3)
Foto: Nádia Junqueira