edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Debate e performance teatral marcam o Dia da Cabanagem em Belém

A mesa redonda “Mulheres na Cabanagem” é um dos eventos que marcam em Belém, nesta quinta-feira, 7, os 186 anos da revolta dos cabanos, movimento ocorrido entre 1835 e 1840 na antiga província do Grão-Pará, que hoje corresponde aos estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia. Realizado pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a mesa terá a participação da historiadora Eliana Ramos, e da geógrafa Márcia Kambeba.

Em formato de live a mesa redonda será transmitida do Museu Histórico do Estado do Pará (MEP) pelos canais da Fumbel e da Secult, no Youtube, a partir das 10h30.

O debate vai abordar o papel de mulheres como Margarida de Jesus, uma mulher do povo que se revelou grande líder de cabanos no interior do Pará; e Dona Bárbara, que escreveu seu nome na história ao invadir um navio para tentar libertar o governador cabano, Eduardo Angelim.

Também como parte da programação alusiva à data, a partir das 19h, no Memorial dos Povos, um coletivo de movimentos sociais encena o Auto da Cabanagem, dirigido por Célia Maracajá com texto de Luiz Arnaldo Campos e produção de Luciano Andrade. O espetáculo será online com transmissão pela Fumbel.

O Auto da Cabanagem é uma performance intitulada “Cabano, coração rebelde”, que reúne 25 participantes entre indígenas das etnias Kambeba Tembé e Xicariana, Grupo de Cultura Popular da Pratinha, Associação Indígena Multiétnica Amwk Wika Kwara, Ponto Cultural Encantos do Sol, Coletivo Facada Fest e participação da banda de rock TCH.

Serviço:
Programação do Dia da Cabanagem, em Belém.
Data: 07/01/2021 (Quinta-feira) Mesa redonda “Mulheres na Cabanagem” (Live). A partir das 10h30, nos canais da Fumbel e da Secult, no Youtube.
-Auto da Cabanagem. Transmissão online pela Fumbel, a partir de 19h30.