edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson apoia servidores do Detran em greve

Edmilson Rodrigues deputado federal greve detran

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) manifestou solidariedade aos servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), que entraram em greve há sete dias. Durante a manifestação realizada nesta quarta-feira, 3, em frente à sede do órgão, em Belém, o psolista cobrou do governo Jatene que negocie com os trabalhadores. Edmilson anunciou que apresentará um projeto de lei que garanta o assento da

O deputado destacou que a falta de investimento no Detran reflete diretamente no aumento de gastos com o atendimento de urgência e de emergência na saúde devido aos acidentes de trânsito. “O Detran é o órgão estratégico, uma autarquia com autonomia administrativa e financeira que não pode ser tratada como moeda de troca”, destacou o deputado.

Edmilson Rodrigues deputado federal greve detran2

Os servidores vestidos de preto, carregaram cruzes e um caixão durante uma caminhada pela Rodovia Augusto Montenegro simbolizando a precariedade da política de trânsito do estado do Pará, que já levou à morte de várias pessoas. Durante o protesto, os grevistas fizeram várias denúncias, como o roubo de uma motocicleta dentro do estacionamento do Detran, esta semana; a designação de pessoas sem competência legal para fazer o serviço de vistoria, como estagiários, temporários, comissionados, bombeiro e até um apenado que cumpre medida no Detran; as condições de precariedade das Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) do interior do estado, como a de Oriximiná, que alaga com as chuvas.

“O nosso estado é o terceiro do país em maior número de vítimas fatais e sequeladas em acidentes de trânsito, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Detran do Pará mais parece um banco que arrecada cerca de R$ 400 milhões por ano, mas não investe em fiscalização, educação no trânsito e nem engenharia de trânsito. Ninguém sabe para onde vai o dinheiro”, denunciou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), Élison Oliveira, durante o ato.

Edmilson anunciou que deverá apresentar um projeto de lei que vise garantir o assento à Federação Nacionao dos Sindicatos dos Detrans (Fetran) e a outras entidades representativas da sociedade civil no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na Câmara Federal, o deputado paraense fa\ parte da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

“Vocês estão de parabéns porque não estão lutando apenas por melhorias salariais, mas por melhoria das condições de trabalho e do atendimento à população. É uma honra apoiar a luta dos Trabalhadores do Detran”, parabenizou o deputado.

Edmilson Rodrigues deputado federal greve detran1