edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson busca solução para vítimas do deslizamento de terras em Abaetetuba

Edmilson Rodrigues e Jose Nery em reuniao com a Secretaria de integracao regional (2)
Acompanhado de lideranças da comunidade São João e do ex-senador José Nery, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) participou, ontem (21), de uma reunião com o secretário de Estado Luciano Lopes Dias, titular da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb). A reunião foi realizada na sede da secretaria, na avenida Senador Lemos, e teve como objetivo discutir soluções conjuntas, envolvendo vários órgãos de governo, prefeitura de Abaetetuba e sociedade civil organizada para a situação das dezenas de famílias que ficaram desabrigadas após o deslizamento de terras ocorrido em Abaetetuba em 4 de janeiro deste ano.

Durante a reunião, o deputado Edmilson destacou que o principal problema a ser resolvido de forma imediata é o estudo do solo atingido pela erosão a fim de verificar a extensão e a gravidade de comprometimento do território. A realização deste estudo é fundamental para definir as ações e projetos que serão desenvolvidos para resolver o problema de moradia e amenizar o sofrimento das famílias que foram atingidas pelo deslizamento de terras no bairro São João.

Edmilson Rodrigues e Jose Nery em reuniao com a Secretaria de integracao regional (1)

Uma das lideranças presentes na reunião, Ademir Bittencourt destacou que a comunidade São João rejeitou o laudo apresentado pela prefeitura. “Contestamos o laudo porque não foi feito nenhum estudo de sondagem para verificar de forma eficaz o nível do comprometimento do solo. Por essa razão estamos buscando a ajuda dos órgãos competentes para que esse estudo seja feito e as medidas adequadas sejam tomadas”, disse Ademir. O vice-prefeito de Abaetetuba, Iraci Júnior também participou da reunião é enfatizou a necessidade de ajuda do estado para solucionar o problema, já que a previsão é de que os custos sejam muito altos para realocar e reconstruir as casas das vítimas.

Edmilson também ressaltou a necessidade desse estudo ser realizado dentro de no máximo dois meses para que as obras e soluções possam ser encaminhadas, pois o benefício que as famílias desabrigadas estão recebendo do Governo do Estado para pagar aluguel e ajudar na sobrevivência até que seja encontrada uma solução, acabará em quatro meses. “É preciso sensibilizar vários órgãos, entidades e sociedade civil para que essa solução seja tomada de forma conjunta e negociada com os moradores atingidos”, defendeu Edmilson, que se colocou à disposição para continuar negociando soluções e buscando a sensibilidade de órgãos e entidades, independente de orientação política.

Ao final da reunião, o secretário da Seidurb, Luciano Dias, se comprometeu em dialogar com o titular da CPRM, Manfredo Ximenes – que se colocou à disposição para contribuir com a realização dos estudos na área – para ver de que forma a Seidurb poderá se somar nesse trabalho e executá-lo com a maior brevidade possível. Até a semana que vem, o secretário deverá dar uma posição sobre o resultado da conversa.

 

Audiência com os moradores desabrigados do bairro São João, em Abaetetuba, ocorrido no dia 13 de março de 2014.