edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson critica extinção do Idesp

Edmilson Rodrigues na Alepa (1)

 

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) criticou a proposta de extinção do Idesp (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará) durante sessão na Assembleia Legislativa que discutia os projetos de reforma administrativa do governo.

“O governador quer extinguir, matar mais uma vez o Idesp, no entanto sabe, que quando ele tem reconhecer que 2,5 milhões estão abaixo da linha da pobreza, esses dados não podem ser inventados, tem que ser legitimados por um trabalho de investigação de instituições como o Idesp, no Pará. Infelizmente, o tucanato destruiu, enterrou o Idesp (durante a gestão de Almir Gabriel), que ressuscitou pelas mãos da ex-governadora, e agora os tucanos querem novamente sepultar o Idesp”, criticou Edmilson.

Na votação do Projeto de Lei Complementar 6/2014, que reestruturou a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) tentou preservar o nome do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Idesp) ao apresentar emenda para que a nova fundação passasse a ser denominada Fapespa/Idesp. Mas a emenda foi rejeitada pela maioria dos deputados, pertencente à base aliada do governo. Com a emenda, o psolista esperava valorizar a história do Idesp.

As funções do Idesp foram incorporadas à Fapespa, que passa a ter competência para realizar estudos e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, mas também econômica, social, populacional, infraestrutura, logística e outros.