edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson debate papel estratégico do Basa para o desenvolvimento da Amazônia

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados debateu quinta-feira (7/10) o papel estratégico do Banco da Amazônia (Basa) para o desenvolvimento da Amazônia. O debate atendeu a requerimento do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).

O parlamentar explica que, presente nos nove estados da Amazônia Legal, o Banco da Amazônia, em seus 76 anos de existência, consolidou-se como principal agente de fomento do Governo Federal na região. No entanto, ele cita que levantamento elaborado pela Fundação Getúlio Vargas aponta para a possibilidade de incorporação do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste (BNB) pelo Banco do Brasil.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

“A diluição desse patrimônio da população amazônica aumentaria significativamente a burocracia e eliminaria um poderoso mecanismo de dinamização da Região Norte e das demais Unidades da Federação que fazem parte da Amazônia Legal”, afirma o parlamentar.

Participaram da audiência o presidente da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia, Sílvio Kanner; Sinval Alves da Mata Junior, Assessor Empresarial do Banco do Brasil; Romildo Carneiro Rolim, Presidente do Banco do Nordeste; Rita Josina Feitosa, Presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil.

Edmilson destacou a importância dos Bancos da Amazônia e do Nordeste para o desenvolvimento dessas regiões, num país como o Brasil, tão grande e ao mesmo tempo, com tantas desigualdade regionais. É necessário pensar o desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia em termos de infraestrutura, de logística, entre outros pontos. E esses bancos, como instituições públicas, tem este papel, não se resumindo apenas a acumulação de riqueza nas mãos de poucos.

“Há alguns anos, os fundos contitucionais que tem como função viabilizar investimento, fomentadores do desenvolvimento regional, com o objetivo da redução das desigualdades inter-regionais existentes no Brasil, foi viabilizado através de decisão do Congresso Nacional. São também fundamentais para o fomento dos bancos de desenvolvimento”, afirmou o deputado na abertura da audiência.

Leia aqui: Manifesto em defesa dos Bancos Públicos

Confira a fala do deputado presidindo a audiência.