edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson defende reconhecimento do Carimbó como patrimônio

Edmilson Rodrigues em sessao do carimbo como patrimonio1

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) engrossou o coro para que o Carimbó seja reconhecido como patrimônio cultural brasileiro, durante a sessão especial da Assembleia Legislativa do Pará, realizada nesta quinta-feira, 15, no plenário da Casa. A superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Maria Dorotéa de Lima, informou que o inventário do carimbó, cuja elaboração iniciou em 2008, foi concluído e remetido ao Conselho Consultivo de Patrimônio Cultural, a quem cabe dar a palavra final.

Edmilson cobrou uma política de estado que remunere os mestres do carimbó, verdadeiros produtores desse bem imaterial, que historicamente são desvalorizados como importantes agentes da cultura popular paraense. “Quando fui prefeito de Belém, os mestres tinham um salário, como o Mestre Verequete, para que ele pudesse viver da sua arte e manter a tradição do carimbó. Muitos dos mestres vivem em condições socioeconômicas precárias e têm que deixar de lado o carimbó para buscar o sustento noutras atividades. É preciso dar um tratamento adequado a esses intelectuais da produção musical e cultural paraense”, destacou.

“Parabenizo a todas as pessoas que lutam a gerações para manter viva a tradição do carimbó. É um cultura secular, enraizada, um bem imaterial que sofre mutações. Os mestres, são os verdadeiros produtores desse bem. Muitos deles se foram sem deixar nenhuma obra escrita”, destacou Edmilson ao observar que o inventário deve resgatar toda essa tradição.

Edmilson Rodrigues em sessao do carimbo como patrimonio