edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson e bancada do PSOL protocolam pedido de prorrogação do auxílio emergencial por projeto de lei

Deputado Edmilson Rodrigues em sessão remota da Câmara. Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O deputado Edmilson Rodrigues, junto a bancada do PSOL na Câmara, protocolou um pedido de prorrogação do Auxílio Emergencial por projeto de lei nesta segunda-feira (04.05), tendo em vista a magnitude da crise sanitária e social que se impõe em razão da pandemia de COVID-19. O projeto de lei Altera a Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.

Até agora, o benefício no valor de R$ 600,00, pago para até duas pessoas da mesma família, será encerrado em junho, com pagamento previsto de apenas três parcelas.

“O Congresso Nacional tem aprovado ações, como autorizar gastos além do déficit previsto, para que o governo não cometa o crime de responsabilidade. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não podem argumentar que não podem garantir o isolamento social e o pagamento do auxílio emergencial para enfrentar a pandemia porque eles estão autorizados a gastar”, afirmou o deputado Edmilson.

A demora no processamento dos pedidos e as dificuldades operacionais do aplicativo e site da Caixa têm dificultado o acesso ao auxílio de quem mais precisa. O que se vê são filas e filas em frente às agencias, expondo uma população já vulnerável a riscos ainda mais severos.

De acordo com matéria publicada na Folha de S. Paulo, após o agravamento da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, cerca de 200 mil pedidos de seguro-desemprego ficaram represados. A pasta estima que há 200 mil trabalhadores demitidos e aptos ao benefício que não conseguiram fazer o pedido.