edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson homenageia a Professora Anaíza Virgolino

O deputado estadual Edmilson Rodrigues, líder do PSOL na Assembleia Legislativa do Pará, concedeu a Comenda do Mérito Legislativo “Newton Miranda” à Professora Anaíza Vergolino, Mestre em Antropologia Social, pesquisadora das religiões africanas no Pará e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. A entrega da comenda ocorreu na sessão solene em homenagem ao Dia do Legislativo, realizada na manhã desta terça-feira, 7, no plenário da Alepa. Anaíza foi uma das homenageadas entre outros indicados pelos partidos com assento na Alepa.

Anaíza é autora de quatro livros sobre os negros e a afroreligiosidade no Pará: “Alguns Elementos Novos para os Estudos dos Batuques de Belém (CNPQ, RJ, 1967)”, “A Presença Africana na Amazônia Colonial: Uma Notícia Histórica” (Belém, Arquivo Público do Pará, 1990), “Os Cultos Afro no Pará.” In: Contando a História do Pará. Vol. III: Diálogos entre a Antropologia e a História. Coord. Edilza Joana Oliveira Fontes (org.) (Belém: Emotion, 2002) e “Devaneios da Memória”. In: Revista de Cultura do Pará. Vol. 18. Num. 1. (Belém/Secult/Conselho Estadual de Cultura/ UFPA, 2008). Ela é professora aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da da Pós-Graduação Lato-Sensu em Estudos Culturais da Amazônia do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NUMA) da UFPA.

Segue o currículo de Anaíza Vergolino:
CURRICULUM VITAE RESUMIDO
ANAÍZA VERGOLINO

Bacharel Licenciado em História (UFPA). Mestre em Antropologia Social (UNICAMP/SP).
Professor Adjunto 4 (aposentado) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFPA). Professora da Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização) em Estudos Culturais da Amazônia (NUMA/UFPA).
Professora de Antropologia Cultural da Amazônia e Religiosidade Popular no Instituto Regional para Formação Presbiteral –IRFP-CBBB-Norte 2.
Conselheira Titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Pará.
Antropóloga e Pesquisadora das Religiões Africanas no Pará.
Sócia Benemérita da Federação Espírita Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado do Pará por reconhecimento da Comunidade Afro-Religiosa Paraense das pesquisas realizadas na área.
Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

LIVROS E TRABALHOS PUBLICADOS (NEGRO, RELIGIÕES AFRO-PARAENSES)

FIGUEIREDO, Napoleão & VERGOLINO E SILVA, Anaíza. “Alguns Elementos Novos para os Estudos dos Batuques de Belém”. In: Ata do Simpósio sobre a BIOTA Amazônica (Vol. 2 Antropologia). CNPQ. Rio de Janeiro, 1967.
VERGOLINO-HENRY, Anaíza & FIGUEIREDO, Arthur Napoleão. A Presença Africana na Amazônia Colonial: Uma Notícia Histórica. Belém: Arquivo Público do Pará, 1990.
VERGOLINO, Anaíza. “Os Cultos Afro no Pará.” In: Contando a História do Pará. Vol. III: Diálogos entre a Antropologia e a História. Coord. Edilza Joana Oliveira Fontes (org.). Belém: Emotion, 2002.
VERGOLINO, Anaíza & TAVERNARD, Taissa. “Devaneios da Memória”. In: Revista de Cultura do Pará. Vol. 18. Num. 1. Belém: Secretaria Executiva de Cultura/Conselho Estadual de Cultura/ UFPA, 2008.

PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA AUDIO-VISUAL

Assessora do Documentário: “DISAPPEARING WORLDS (UMBANDA)”, 54 minutos, sobre o Brasil Norte (Pará). Coordenação no Brasil: Prof. Dr. Peter Fry (UNICAMP/SP). Realização Técnica: Manchester & B.B.C. Television (London), 1977.

PROJETO DE PESQUISA CONCLUÍDO (Área de Etnomusicologia)

VERGOLINO, Anaíza & BRASIL, Mário. “CD A Música de Culto Afro-Brasileiro na Amazônia”. Série: A Música e o Pará (Vol. 7). Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT). Belém, 2001.
VERGOLINO, Anaíza. “CD Ponto do Santo”. Coleção: A Música e o Pará. (Vol. 8/CD Duplo). Universidade Federal do Pará (UFPA). Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT). Belém, 2003.

EVENTOS INTERNACIONAIS (Assessoria)

Assessoria Técnico-Científica (a Convite) do Grupo de Religiosos (as) Afro-Paraenses de Belém em Viagem à Martinica. Evento: Pays Pluriels 33ª Festival Culturel de Fort-de-France”. Fort-de-France (Martinique) du 4 au 23 jullet 2004.

MEDALHAS, CONDECORAÇÕES E HONRARIAS

“Ordem de Shangô”. Concedida pela Federação Espírita , Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado do Pará (FEUCABEP). Ano: 1986.
SÓCIO BENEMÉRITO. Diploma Concedida pela Federação Espírita, Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado do Pará em 26 de agosto de 1999.
Medalha do Mérito “Francisco Caldeira Castelo Branco”. Decreto n° 14.535/78-GP, de 01 de agosto de 1978. Prefeitura Municipal de Belém, Prefeito Municipal Edmilson Brito Rodrigues. Belém, 12 de janeiro de 2004.