edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson pede suspensão no calendário do Enem em função da pandemia

Atendendo a pedidos de vários coletivos e entidades de estudantes, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e os demais deputados e deputadas do PSOL enviaram um ofício ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, solicitando a imediata suspensão do Calendário do Enem 2020, considerando a pandemia da Covid-19. O pedido aconteceu na última quinta-feira, 9 de abril.

Como membro da Comissão de Educação, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), acredita que a ideia de que nem todos os estudantes terão condições de manter a preparação para o exame durante a calamidade pública, em vista das desigualdades sociais e educacionais existentes no país. Os professores relatam, por exemplo, que nem todos os alunos tem acesso à internet e aulas online.

O PSOL destaca no documento a situação excepcional de pandemia mundial decretada por causa do novo coronavírus e as mudanças do calendário do ano letivo. Na peça, o partido diz que “causa surpresa e preocupação” a manutenção do cronograma do Enem e que “é absolutamente irreal” que os estudantes consigam se preparar para os testes.

Os deputados pedem ainda que o Inep dialogue com as entidades representativas do estudantes, como União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), que defendem o mesmo posicionamento de suspensão do Enem deste ano.

Com informações de O Globo.