edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson Rodrigues defende nomeação de concursados do Banco Central

O funcionamento da única representação do Banco Central na Amazônia está em ameaça por falta de funcionários. Por essa razão, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) defendeu hoje (10/3) em plenário a nomeação de, pelo menos, 730 servidores concursados aprovados em concurso de 2013.

Foto: Antonio Jacinto
Foto: Antonio Jacinto

 

A regional de Belém já chegou a contar com 120 servidores, mas hoje atua com seu menor quadro desde 1975: são 59 servidores para atender a maior área territorial do Brasil, sendo que 20 deles estão aptos para aposentadoria. “Essa situação significa que a maior autoridade monetária do país está praticamente ausente na maior área de fronteiras internacionais, mineral, ambiental e de biotecnologia do país”, denunciou o deputado.

Ocorre que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a nomeação de apenas 250 dos 500 concursados, correspondente ao número de vagas ofertadas no concurso. Destes, 250 a serem distribuídos por nove regionais e a sede, em Brasília. Apenas cinco serão lotados no Pará.

“Essa presença é fundamental para definir as regras do jogo, fiscalizar o cumprimento das normas, proporcionar condições necessárias para o funcionamento do mercado, além de garantir as novas missões como fiscalizar lavagem de dinheiro e ampliar participação em fóruns e comitês internacionais”, defendeu o deputado.