edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson Rodrigues preside debate sobre desenvolvimento urbano

frente parlamentar ambientalista edmilson rodrigues deputado federal

A Frente Parlamentar Ambientalista realizou um debate sobre “Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente” nesta quarta-feira (26/8). O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) presidiu a audiência e ressaltou a necessidade continuar esse debate e de desenvolver projetos alternativos para os espaços urbanos que tenham preocupação com o meio ambiente. Para tanto, ele propôs uma audiência sobre o mesmo tema para dar continuidade à discussão. O debate contou com a presença do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Haroldo Pinheiro, e da Coordenadora da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.

Edmilson, que foi prefeito de Belém, abriu as discussões chamando a atenção para a intensa ocupação urbana como ponto de inflexão da passagem para o séc. XXI. Segundo ele, no ano 2000 cerca de 80% da população brasileira já vivia nas cidades. O parlamentar destacou a importância das florestas para o equilíbrio do mundo. Segundo ele, que citou dados do Imazon, se for mantido o desmatamento autorizado da Amazônia nos patamares atuais, em 2030 teremos na região uma área desmatada equivalente a um estado de São Paulo. Caso se mantenha o desmatamento ilegal, a área devastada equivaleria a seis estados de São Paulo.

A realização desta audiência, para o deputado, é necessária em um momento em que é proposta uma agenda que tem impactos significativos na organização dos territórios e cidades. Edmilson se refere à Agenda Brasil, que propõe a revisão da legislação de licenciamento de investimentos na zona costeira, em áreas naturais protegidas e cidades históricas; a revisão dos marcos jurídicos que regulam áreas indígenas; o estímulo ao desenvolvimento turístico e à realização de megaeventos, incluindo a simplificação do licenciamento para construção de equipamentos e infraestrutura turística em cidades históricas, na orla marítima e em unidades de conservação.

Para esta audiência, Edmilson sugeriu convidar, além de Haroldo e Malu, Vanderli Custódio (USP) e Letícia Hardt (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas).

Com informações do site do deputado Sarney Filho.