edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson se solidariza aos índios Tembé

O deputado estadual Edmilson Rodrigues apresentou moção em solidariedade ao povo Tembé, que, no último sábado, 1º, sofreu um atentado a bala, juntamente com policiais militares e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentro da área indígena Alto Rio Guamá, no município de Nova Esperança do Piriá, no Nordeste Paraense. O ataque foi promovido por madeireiros que tentavam impedir a remoção de toras de madeira apreendidas por conta da extração ilegal.

Edmilson disse que o Ministério Público Federal cobrou esforços da Polícia Federal e do Batalhão de Polícia Ambiental para resolver o conflito, especialmente porque dois policiais militares e o cacique Valdeci Tembé estavam desaparecidos desde o tiroteio. O cacique foi encontrado na segunda-feira, 3, por índios da mesma etnia. Ele teria fugido para salvar a própria vida. O cacique é chefe do centro de trabalho indigenista do município. Na mesma data, indígenas invadiram a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Belém, armados com arcos e flechas, e mantiveram funcionários reféns durante todo o dia.

“Trata-se, portanto, de mais um conflito agrário e ambiental em nosso Estado e que precisa da atenção de todas as esferas de poder para que seja solucionado. A situação é preocupante. É preciso que todos os esforços sejam somados para tentar levar paz ao local e também evitar ainda mais destruição ambiental em terras indígenas. Coloco meu mandato à disposição para o que for preciso”, disse Edmilson.

Clique aqui e leia o pronunciamento completo de Edmilson.