Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Enquanto o governo nega os fatos, desmatamento se alastra pela Amazônia

A desqualificação dos dados científicos sobre o desmatamento tem sido usada pelo governo para que possa seguir com seu projeto de destruição da Amazônia e de favorecimento aos ruralistas. Mas esta imagem, triste e brutal para aqueles que lutam pela preservação do meio ambiente, não deixa dúvidas. Ela refere-se ao monitoramento da APA Triunfo do Xingu, de São Félix do Xingu com 2.300 ha de desmatamento somente entre os meses de maio e agosto.

Por sua competência e por alertar sobre esta situação, o professor e físico Ricardo Galvão foi demitido na última semana do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A decisão teve repercussão internacional.

Por isso, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou nesta terça-feira, 6 de agosto, um requerimento na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia para a convocação do Ministro.

Enquanto Ricardo Galvão teve 217 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior, mais 42 capítulos de livros, Darcton Policarpo Damião nunca submeteu (ou nunca teve aprovação) seu trabalho a nenhum periódico científico. Portanto o nível de experiência e reconhecimento científico é incomparável. Qual o critério utilizado para esta mudança? Não há explicação para a dispensa que não perseguição ideológica, o que viola os dispositivos da Constituição Federal.

Leia também