edmilsonPSOL

Cópia de image00034

“Há muitas pedras no caminho da educação brasileira”

Edmilson Rodrigues critica ajuste do governo em audiência sobre financiamento do plano nacional de educação

Edmilson Rodrigues comissao de financas
Foto: Nádia Junqueira

O financiamento do plano nacional de educação foi discutido na manhã desta quinta-feira (13/8) na Comissão de Finanças e Tributação. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) apontou a necessidade de se pensar a educação a partir das três esferas da federação de forma complementar. Ele também criticou os ajustes fiscais do governo fedral que rifam a educação do país.

Para o deputado, que também é professor, é importante pensar a educação a partir da ideia de compartilhamento de políticas públicas. “A união pode atuar em qualquer área. Prioridade não é exclusividade. A ação fragmentada por várias esferas, sem planejamento mais intenso é muito prejudicial. Planos municipais e estaduais até podem ser cumpridos, mas se não dialogam com o plano nacional, se tornam leis não eficazes, porque consolidam essa fragmentação”, apontou.
Edmilson também criticou os ajustes fiscais no ministério da Educação e a política do governo em aprofundar a crise sem que os mais ricos sofram prejuízos.

“Nunca o agronegócio e os banqueiros ganharam tanto. O governo tem que mudar o rumo dessa prosa. Metade do orçamento hoje vai para o pagamento de juros e amortização das dívidas. Nosso papel é tencionar para que áreas como saúde e educação não possam sofrer por conta dessa política. Se esse compromisso está mantido em respeito aos contratos, é verdade também que o contrato com os municípios, estados e cidadania está sendo desrespeitado”, contestou.