edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Nota: Capes altera critérios de bolsas de pesquisas; entidades temem cortes

Uma portaria publicada ontem pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) alterou os critérios de distribuição de bolsas para programas de pós-graduação. Para entidades de reitores e universidades, a portaria, datada de 9 de março de 2020, pode reduzir as bolsas de pesquisa.

Na avaliação do Foprop (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação), que divulgou nota se dizendo “surpreendido” pela portaria, isso impacta pesquisa, por exemplo, na área de saúde que vive emergência pela covid-19, causada pelo coronavírus. A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais também manifestou grande preocupação com a possibilidade iminente de perda de bolsas nos programas de pós-graduação. Veja a nota:

Enfrentar a pandemia demanda mais recursos para a ciência e tecnologia

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais expressa grande preocupação como a possibilidade iminente de perdas de bolsas nos programas de pós-graduação das universidades federais e manifesta total apoio ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

A Frente repudia a atitude da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), que alterou as regras de distribuição de bolsas, de forma unilateral, por meio da portaria 34, de 09 de março de 2020. Nesse ato, o diálogo e a colaboração entre a Capes e a Foprop foram desconsiderados, gerando um clima de incerteza na comunidade acadêmica.

No momento em que o país enfrenta a pandemia do COROD-19 (coronavírus), a atitude arbitrária da Capes é gravíssima e contrária aos interesses da sociedade, tendo em vista que os pesquisadores têm papel relevante no enfrentamento dessa crise de saúde pública.

A Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Federais acredita que o momento desafiador requer aumento do investimento em ciência e tecnologia, diálogo permanente entre governo e comunidade a acadêmica e aguarda que a Capes reavalie a decisão tomada.

Danilo Cabral – PSB/PE
Edmilson Rodrigues – PSOL/PA
Margarida Salomão – PT/MG
Túlio Gadêlha – PDT/PE