edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Prefeito Edmilson deu posse ao novo Secretariado neste sábado

Novo secretariado da Prefeitura de Belém. Foto: Mácio Ferreira

O prefeito Edmilson Rodrigues deu posse ao novos secretários e secretárias, coordenadores e presidentes dos órgãos da Prefeitura de Belém que o ajudarão a executar as políticas para uma gestão democrática, popular a participativa. A solenidade ocorreu na manhã deste sábado, 2, no hotel Sagres. “Temos gente muito bem preparada, que vai colocar o conhecimento técnico e científico em favor dos interesses do povo, sem excluir ninguém”, destacou. A solenidade foi presencial, mas com acesso restrito em razão da pandemia pela Covid-19, e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais.

“Esta gestão vai trabalhar para todos os cidadãos de Belém, com foco onde há menor infraestrutura, onde o alagamento atinge de forma mais drástica a população, onde há mais desemprego , analfabetismo e fome. O novo secretariado é formado por gente com a vida técnica e política ligada ao combate a toda essas desigualdades”, antecipou.

Foto: Mácio Ferreira

Edmilson mencionou a escolha da nova secretária de Educação (Semec), Márcia Bittencourt, que possui pós-Doutorado em Educação. Ela vai liderar uma equipe de base formada por grandes educadores com especialidades em várias áreas. “Queremos cumprir a missão de transformar Belém uma cidade livre do analfabetismo”, apontou.

Já o novo secretário da saúde (Sesma), Maurício Bezerra, “é um médico extremamente respeitado da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai compor uma equipe de base altamente preparada, do Samu à regulação”. O órgão vai executar a política de enfrentamento da pandemia pela Covid-19.
Outra importante linha de frente do terceiro mandato de Edmilson, será o Fundo Ver-o-Sol (Banco do Povo), sob a direção da economista Georgina Galvão. “Eu preciso gerar empreendimentos populares, que são os que mais geram postos de trabalho e são os que mais precisam de crédito. O Banco do Povo tem uma economista que conheço há mais de 40 anos. A economia tem que ser solidária. O objetivo é crescimento econômico com justiça social e equilíbrio ecológico”.

Prioridades da nova gestão

O principal desafio da nova gestão é o combate à fome. “Assumi o compromisso de instituir o programa Bora Belém e, ontem (1º de janeiro), com muita emoção, entreguei ao presidente da Câmara o projeto de lei que institui o programa”. O Bora Belém é o programa de transferência de renda de até R$ 450 para atender pessoas em extrema pobreza.

Foto: Mácio Ferreira

“Todo o trabalho de mapeamento dessas pessoas já está sendo feito”. A equipe de Edmilson já teve acesso ao Cadastro Único para identificar quem recebe Bolsa Família e outros benefícios federais e também daqueles que não recebem nenhum centavo do poder público. “Vamos investir pesado para garantir uma renda básica às pessoas porque a fome tem pressa e Belém não combina com essa indignidade. Belém é a cidade da esperança”.
O combate à pandemia é uma das prioridades destacadas por Edmilson.

Governos estadual e municipal decidiram que haverá cooperação para o atendimento da população e a vacinação, prevista para o final de janeiro e início de fevereiro. “Todos têm responsabilidade com as vidas das pessoas, inclusive dos servidores públicos, que estão sob os cuidados do IASB (Instituto de Assistência dos Servidores de Belém), sob a presidência do Dr Chiquinho”.

Para conter os alagamentos que costumam ocorrer no período de fortes chuvas que se inicia, Edmilson anunciou o investimento de pelo menos R$ 27 milhões e a execução das obras e serviços em cooperação com o governo do estado. “Vamos ter alguns milhões para que as empresas façam contratos legais de carteira assinada de serviço temporário para milhares de trabalhadores que vão combater as enchentes. Desde antes da posse de Edmilson, uma equipe técnica estuda as 14 bacias hidrográficas e pouco mais de 40 sub-bacias existentes na cidade para a identificação dos pontos críticos e definição das ações que serão realizadas”.

Nova Secretaria

Edmilson Rodrigues enviará projeto de lei para a Câmara Municipal propondo a criação da futura Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos. A pasta terá o papel de elaborar, monitorar e executar as políticas públicas destinadas aos Direitos Humanos, na perspectiva de defesa da vida e das garantias fundamentais dos setores historicamente excluídos e em situação de vulnerabilidade social, além de promover campanhas de combate à violência e desenvolver processos formativos de educação em Direitos Humanos.

“Essa secretaria vai iniciar como secretaria extraordinária, de caráter especial. Será coordenada pelo jornalista e cientista político Max Costa, que é muito engajado na nossa luta por Direitos Humanos, que é gay e representa um segmento social dos mais vilipendiados pela violência e preconceito estrutural”, contou o prefeito.

Confira a relação dos novos titulares de órgãos da Prefeitura de Belém:
Administração Distrital de Icoaraci (ADIC)- Ellana Silva
Administração Regional de Mosqueiro (ADMO)- Vanessa Egla
Administração Regional de Outeiro (AROUT)- Maikenn Souza
Belemtur- André Luiz Cunha
Chefia de Gabinete- Aldenor Araújo Júnior
Chefia do Cerimonial- Inês Silveira
Cinbesa- Bruno Batista
Codem- Lélio Costa
Comus- Keyla Negrão
Coordenadoria da Mulher- Lívia Noronha
Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS)- Jane Patrícia
Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) – Merilene Silva Costa
Defesa Civil- Delegada Cristiane Ferreira da Silva
Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE)- Bruna Cavalcante
Fumbel- Michel Pinho
Funbosque- Alickson Lopes
Funpapa- Alfredo Costa
Fundo Ver-O-Sol- Georgina Galvão
Guarda Municipal de Belém (GMB)- Joel Ribeiro
Instituto de Assistência dos Servidores de Belém (IASB)- Dr Chiquinho
Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB)- Edna D’Araújo
Ouvidoria- Márcia Kambeba
Procuradoria Geral do Município de Belém (PGM)- Alberto Vasconcelos
Promaben- Rodrigo Rodrigues
Secon- Apolônio Brasileiro
Secont- Dilson Loureiro
Sefin- Káritas Rodrigues
Segep- Cláudio Puty
Sehab- Rodrigo Moraes
Sejel- Carolina Quemel
Semad- Jurandir Novaes
Semec- Márcia Bittencourt
Semma- Sérgio Brazão
Semob- Ana Valéria Borges
Sesan- Ivanise Gasparim
Sesma- Maurício Bezerra
Seurb- Deivison Costa Alves